
A Prefeitura de Aiuaba anulou um processo seletivo para Diretor de Escola realizado no ano de 2023. A Portaria assinada pelo prefeito Neto Feitosa (PT), foi divulgada no último dia 28 de janeiro, pegando os profissionais de surpresa.
A Portaria Nº 57/2025, consta apenas de um artigo que diz: "TORNAR NULO o Processo Seletivo Simplificado para Formação dos Gestores da Rede de Ensino do Município de Aiuaba/CE, Edital Nº 01/2023, por sua Inconstitucionalidade, conforme Decisão proferida no Processo Administrativo 01/2025".
A reportagem pesquisou sobre o processo seletivo no Portal da Prefeitura de Aiuaba. O Edital Nº 001/2023 (veja em link anexo abaixo), foi publicado no dia 09 de outubro de 2023, pelo então Secretário de Educação do Município, Francisco Eduardo Feitosa de Brito, abrindo 11 vagas no Processo de Seleção Simplificada Interna de Gestores Escolares.
A seleção exigia o candidato, formação como professor da rede municipal com pelo menos 3 anos ininterruptos e em pleno exercício da função, apresentasse plano de gestão escolar, dentre outros, e foi realizado em 3 etapas: análise de currículo, plano de gestão e entrevista.
O resultado final foi divulgado no mês de novembro (veja em link anexo).
Ainda de acordo com o Edital, os Diretores aprovados no processo seletivo teriam um mandato de 4 anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Após a divulgação da Portaria, alguns Diretores entraram em contato com a reportagem e alegarem que a medida adotada pela Prefeitura de Aiuaba, teve caráter meramente político.
No decorrer da semana, o Blog do Wilrismar entrou em contato várias vezes com a Prefeitura de Aiuaba, mas até a publicação da matéria não obteve nenhuma resposta sobre o assunto.
A reportagem será atualizada quando houver a manifestação do Poder Público Municipal.
Veja a Portaria e em link abaixo o Edital e o resultado final do Processo Seletivo realizado em 2023
