Barragem do Trici está seca - Foto: Wilrismar Holanda

A Barragem do Trici, no município de Tauá, teve leve aporte hídrico após as chuvas caídas nas últimas 24h. Na manhã de hoje (14), o servidor do Dnocs, José Mota, informou à Rádio Difusora dos Inhamuns e Blog do Wilrismar, que o pluviomêtro situado no reservatório mediu 42mm.

"Até essa manhã o aporte foi de 6 centímetros, que ajudará na sobrevivência dos peixes existentes no manancial", disse José Mota.

A Barragem está seca e segundo a Cogerh, acumula menos de 1%. A capacidade total do reservatório é de 16,3 milhões de m³.

O reservatório sangrou pela última vez às 14:52h do dia 13 de março de 2020. 

Maiores açudes de Tauá estão secos

Os 3 maiores açudes do município, pertencentes ao Dnocs, estão secos. O Várzea do Boi é o maior deles, com capacidade para 51,9 milhões de m³ e acumula atualmente 1,02% do volume total. 

O segundo maior é o Açude Favelas com 30,1 milhões de volume máximo, mas está com 1,35%. A Barragem do Trici é a terceira maior.

Já Broco, pertencente ao Governo do Ceará, aparece como quarto maior açude público de Tauá. Com capacidade para 11,8 milhões de m³, acumula 4,19 milhões de m³ (35,24%), da capacidade máxima.

As informações sobre a situação hídrica desses reservatórios, são da Cogerh.

Abastecimento de Tauá

A Cagece está abastecendo a cidade de Tauá por meio de uma adutora com 42km de extensão, que transporta água do Açude Arneiroz II, o maior da Região dos Inhamuns, situado no município de Arneiroz.

Hoje (14), o volume hídrico do reservatório é de 134,31 milhões de m³, equivalentes a 75,40% da capacidade total, que é de 178,12 milhões de m³.

Repórter Wilrismar Holanda

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA