
O jovem tauaense Cláudio Kelvin Pedrosa Costa, 25 anos, recém-formado em Medicina, ficou em 1º lugar nacional no Enamed, em Neurocirurgia.
De origem humilde, filho do casal, Cleuton Costa Pontes, dono do Lava Jato Casarão, situado na Rua Francisco Misael Cavalcante, e da sra. Ozana Pedrosa de Oliveira Costa, permissionária do Centro de Negócios de Tauá, na Loja 2k Variedades (Box 13), Kelvin é oriundo da Escola pública.
Iniciou sua vida escolar na Rede Municipal de Ensino, pelas Escolas Jorge Massilon, Cantinho do Saber e Joaquim Pimenta. Depois foi aprovado para a Escola Monsenhor Odorico de Andrade, onde cursou o Ensino Médio de Técnico em Enfermagem.
Ao concluir o Ensino Médio, Kelvin fez a prova do Enem, sendo aprovado para a Faculdade Ages, na cidade de Jacobina, no Estado da Bahia. Por se tratar de uma universidade particular, ele conseguiu uma bolsa no valor de 100% do valor da mensalidade, devido a excelente nota do Enem.
Nos últimos meses do curso, o acadêmico participou do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), conduzida pelo Inep, em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que tem por objetivo de avaliar os cursos de medicina e a prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare), no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O resultado foi divulgado na semana passada e Kelvin ficou em 1º lugar no Brasil, para a especialidade em Neurocirurgia. A mãe dele, D. Ozana Pedrosa, disse ao Blog do Wilrismar, que foram apenas 25 vagas no país, para a residência nessa área.
Kelvin Pedrosa se formou no último dia 12 de dezembro e retornou para Tauá. Nos próximos dias, ele vai tirar o CRM e pretende começar a trabalhar. Para 2026, o médico recém-formado já pretende iniciar a residência em Neurocirurgia.
Essa é uma história de luta e superação que vale a pena ser contada e multiplicada, para servir de exemplo para os nossos jovens.
Parabéns aos pais e ao jovem!
Repórter Wilrismar Holanda
Maria José Almeida
16 dez 2025Parabéns pra o médico que vai trabalhar em neurocirurgia, isso serve pra quebrar esse tabu que no nordeste só tem miséria,sou nordestina cearense filha de de José Marcelino de Almeida nasci em São João do Trici município de Tauá, e sou apaixonada pôr minha terra e pôr minha gente,e digo só consegue ultrapassar os obstáculos quem luta sem desistir, parabéns pra você e para seus pais.
Valdemir Pontes
15 dez 2025Foi longo o caminho, mas veio o resultado merecido. Os ministério da Saúde e o cearense, então Min. Camilo Santana da Educação, deviam olhar com bons olhos para esse jovem.