
Vinte e uma cidades cearenses receberão novas creches. Construídos com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os equipamentos foram autorizados ontem (16/10) e devem beneficiar 8,4 mil estudantes com a criação de 5,6 mil novas matrículas nos dois turnos e outras 2,8 mil em tempo integral.
No total, serão construídas 30 unidades, sendo dez na Capital e outras 20 distribuídas no Interior do Estado. As obras integram uma nova etapa do PAC Seleções, destinada à área de educação, lançada em fevereiro deste ano. A iniciativa prevê R$ 2,3 bilhões de investimentos em todo o Brasil, sendo R$ 1,83 bilhão apenas para construir creches.
O dinheiro, contudo, também deverá ser utilizado pelo governo para adquirir novos ônibus escolares e garantir o transporte dos estudantes da educação básica. Só no Ceará, serão 213 novos ônibus, no total.
"Com essas 30 creches, serão 108 creches novas no Ceará, autorizadas pelo presidente Lula", contabilizou o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), na solenidade de assinatura do termo de compromisso de construção das unidades.
"O Brasil é um país profundamente desigual e o governo federal tem batalhado para reduzir essa desigualdade. Ter creches e conseguir construir mais equipamentos de educação gratuitos para a nossa população é um ato extremamente importante", afirmou a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e ex-secretária estadual da Fazenda, Fernanda Pacobahyba.
O governador Elmano de Freitas (PT), presente ao ato, ressaltou o diálogo permanente com a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ministro Camilo Santana. "O que está sendo feito aqui é uma ação que está sendo feita em todo o País: a recuperação da educação", afirmou.
Municípios contemplados
De acordo com o governo, além de Fortaleza, outras 20 cidades do interior do Estado receberão novos centros de educação infantil. Veja a lista completa:
Site: Diário do Nordeste