
O Ministério das Comunicações prorrogou o prazo para que famílias de Quiterianópolis e 6 municípios do Ceará, possam solicitar a instalação gratuita de antenas parabólicas digitais.
Com a mudança, os beneficiários terão mais tempo para pedir a instalação dos kits. O novo prazo estabelecido é o dia 11 de dezembro.
Além de Quiterianópolis, foram prorrogados as solicitações para os municípios de Catunda, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Monsenhor Tabosa e Solonópole.
A ampliação do prazo é mais uma oportunidade de expandir o atendimento e assegurar que o máximo de famílias de baixa renda possa solicitar o benefício, garantindo acesso gratuito à informação e ao entretenimento de qualidade.
Sobre o Programa
O Brasil Antenado é uma política pública liderada pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF).
A distribuição ocorre porque as parabólicas tradicionais utilizavam a mesma frequência do sinal 5G e, por isso, precisaram ser desativadas. Para não deixar a população sem acesso à TV, o governo decidiu distribuir os kits de parabólicas digitais via satélite, beneficiando milhões de brasileiros.
Podem solicitar as antenas, as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
“Nosso compromisso é garantir que nenhuma família brasileira fique de fora. Ampliamos o prazo para solicitação da nova parabólica para que mais pessoas tenham acesso ao benefício. A TV aberta gratuita continua sendo o principal meio de informação e entretenimento do país, e o Brasil Antenado é uma política pública que transforma vidas, conecta famílias e promove inclusão digital e social”, afirma o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Como agendar
As famílias inscritas no CadÚnico das cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo o fornecimento e a instalação do kit da nova parabólica digital.
Ao todo, o programa Brasil Antenado atenderá 323 municípios em 16 estados. São mais de 680 mil famílias aptas a solicitar a nova parabólica digital gratuita nas três fases do programa.
Repórter Wilrismar Holanda
*Com informações da Assessoria do MCom