Entroncamento da BR-020 com Av. Cel. Vicente Alexandrino de Sousa, em Tauá - Foto: Wilrismar Holanda

O trecho urbano da BR-020, na cidade de Tauá, registrou o maior número mortes provocadas por acidentes de trânsito nos últimos 3 anos. O levantamento é da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT).

De acordo com o relatório obtido pelo Blog do Wilrismar, no período de janeiro de 2023 a maio de 2025, foram registrados 15 óbitos somente no perímetro urbano.

No ano de 2023, ocorreram 99 acidentes na rodovia federal, avenidas e ruas de Tauá, com registro de 4 mortes, todas na BR-020.

Já em 2024, foram 8 óbitos na cidade, sendo 3 na BR-020, 3 na Avenida Chermont Alves de Oliveira (Trecho urbano da CE-187, que liga Tauá-Crateús) e 2 no trecho urbano da CE-176 (ligação entre Tauá e Arneiroz), no Bairro Bezerra e Sousa.

Nos primeiros 5 meses de 2025, a AMTT contabilizou 3 mortes, sendo duas na BR-020 e uma na Av. Cel. Vicente Alexandrino de Sousa, no Bairro Tauazinho.

No total, das 15 mortes registradas nesses 2 anos e 5 meses, 9 ocorreram na BR-020. Nesse período, 39 acidentes foram registrados no trecho urbano da rodovia federal.

AMTT X DNIT

O levantamento feito pela Autarquia Municipal de Trânsito, contrasta com um parecer técnico divulgado pelo DNIT/CE, a partir de cobranças feita pelo vereador Hélio Castelo, para a instalação de redutores de velocidade (lombada eletrônica), como forma de amenizar os sinistros.

No documento encaminhado à Câmara Municipal de Tauá na semana passada, o órgão federal apontou que "considerando a análise de criticidade por acidente (Baixa), e a análise de criticidade por fator de Risco (Muito Baixa), o resultado INVIÁVEL para implantação do equipamento". Na ocasião, o vereador considerou absurda a conclusão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte a respeito da reivindicação feita. "É inadmissível que um parecer com tamanha incoerência seja levado adiante sem ouvir quem conhece a realidade local", afirmou.

Na sessão da Câmara Municipal de Tauá realizada na noite de hoje (16/06), Hélio Castelo voltou a externar sua insatisfação e apresentou dados fornecidos pela AMTT nos anos de 2024 e primeiros 5 meses de 2025, reforçando a cobrança pela implantação das lombadas. Ele distribuuiu cópias com os colegas e disse ter recebido uma informação que a direção estadual do DNIT iria se manifestar na imprensa estadual sobre o caso, mas afirmou não ter conhecimento se isso ocorreu. Outros vereadores também se manifestaram em defesa da implantação dos redutores de velocidade no trecho da BR-020 que corta a cidade de Tauá.

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