O Açude Favelas, segundo maior do município de Tauá, teve aporte hídrico de cerca de 1 metro nas últimas 24h, após as fortes chuvas caídas nos Distritos de Inhamuns e Marruás.
O monitoramento foi feito na tarde de hoje (22/05), pelo Gerente do Núcleo do DNOCS em Tauá, José Mota, mas como o reservatório continua recebendo recarga, o volume atualizado só deverá ser divulgado nesta sexta-feira (23/05).
Com capacidade para 30 milhões 100 mil metros cúbicos, na última medição feita no começo de do mês de maio, o Açude Favelas estava no volume morto, com menos de 500 mil metros cúbicos.
Da noite de terça-feira (20/05) para o amanhecer de ontem (21/05), chuvas intensas caíram nos dois Distritos. Na Vila de Vera Cruz, Sede do Distrito de Inhamuns, a Funceme registrou a maior chuva do Estado do Ceará, com 137.5mm. Já na vila de Marruás, Sede do Distrito do mesmo nome, o pluviômetro da Funceme apontou 103mm, mas as medições feitas por proprietários rurais indicaram precipitações de até 150mm emvárias localidades do Distrito, que registraram alagamentos em estradas, sangrias de açudes e enchentes em rios e riachos.
O Rio Favelas apresentou a primeira grande enchente do ano de 2025.
Barragem do Trici
Já a Barragem do Trici, que recebe as águas dos Distritos de Trici e Santa Teresa, poderá sangrar pela terceira vez nesse ano. As chuvas caídas na bacia do manancial possibilitaram aporte hídrico. Segundo o DNOCS, na manhã de hoje (22/05), estava faltando 1 centimetro para a Barragtem atingir a cota de sangria.
Repórter Wilrismar Holanda