Açude Benguê, em Aiuaba - Foto de arquivo

O Açude Benguê, no município de Aiuaba é o que está mais perto de sangrar nesse início de 2025, entre os reservatórios da Região dos Inhamuns, monitorados pela COGERH.

Com capacidade para 22 milhões 960 mil metros cúbicos, o reservatório aportou mais 2 centímetros das ultimas 24h e acumula atualmente 21 milhões 310 mil m³, equivalentes a 95,59% do seu volume total.

Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, faltam 31 centímetros ou 1 milhão 650 mil m³ para o Açude atingir a cota de sangria.

Em 2024, o Benguê sangrou no inicio da noite de dia 14 de abril, após 13 anos, e agora tem grande possibilidade de transbordar novamente, garantindo oferta de água para a população de Aiuaba. 

Outros reservatórios

Ainda na Região, aparecem com a perspectiva de sangria nos próximos dias se as chuvas continuarem a cair, a Barragem do Trici, em Tauá, que estava a 40 centímetros da sangria, pela manhã, e os Açudes, Arneiroz II, no município de Arneiroz e Rivaldo de Carvalho, em Catarina, que estão a 102 cm e 108cm da cota de sangria, respectivamente, segundo o monitoramento feito pela COGERH na manhã de hoje (12/03).

O único reservatório que está transbordando na Região é a Barragem Caldeirões, no município de Saboeiro, com uma lâmina de 25 centímetros.

*Veja abaixo, o vídeo da sangria 

Repórter Wilrismar Holanda