O município de Tauá saltou 24 posições no ranking do último Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
O município-sede da Região dos Inhamuns saiu da 33ª posição no ano de 2019 com um índice de 0,5594, para o 9º lugar em 2022, atingindo um índice de 0,6694. Os dados estão no IDM Ceará/2022, divulgados na última quarta-feira (26/02), na sede do Ipece em Fortaleza.
O IDM traduz de forma consolidada a situação dos 184 municípios do Ceará, com base em 30 indicadores distribuídos em quatro dimensões: Ambiental, Economia, Social e Governança Pública. Quanto mais próximo de 1 (um), melhor posicionado está o município avaliado.
A Prefeita Patrícia Aguiar, que está no início de seu 5º mandato, comemorou os índices divulgados pelo Ipece, ressaltando o planejamento feito desde a sua primeira gestão, no ano 2001, para desenvolver políticas públicas sequenciadas. Ela salienta que a melhora no IDM de um município não ocorre apenas com um mandato de 4 anos.
“Estamos colhendo os frutos das sementes plantadas no início do nosso trabalho lá atrás, e os indicadores do Ipece comprovam que estamos no caminho certo”, disse Patrícia, ressaltando o apoio decisivo do Dep. Federal Domingos Neto, do ex-vice governador e atual Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Domingos Filho, equipe de gestão e as parcerias firmadas com os governos, federal e estadual.
Saiba mais
O IDM é uma ferramenta que subsidia a gestão governamental, sendo importante para o aperfeiçoamento de políticas públicas e a otimização da alocação de recursos públicos. Ciente da importância desse indicador para o Estado do Ceará, o Ipece elabora o IDM com o objetivo de disseminar informações relevantes para a política de desenvolvimento do Estado do Ceará.
O trabalho sobre o IDM foi coordenado pelos professores Ricardo Pereira e Fábio Montenegro, respectivamente diretores de Estudos Econômicos (Diec) e de Estudos de Gestão Pública (Digep), e que contou com uma equipe formada pelos analistas de Políticas Públicas Alexsandre Lira Cavalcante, Cleyber Nascimento de Medeiros, Nicolino Trompieri Neto, Victor Hugo de Oliveira Silva e Paulo Araújo Pontes, Raquel da Silva Sales (assessora Técnica) e com colaboração de Aprígio Botelho Lócio (apoio Técnico).
Clique aqui para visualizar o IDM/Ceará 2022
Repórter Wilrismar Holanda