Trecho da BR-020 no Estado do Ceará - Foto: Wilrismar Holanda

O Governador do Ceará, Elmano de Freitas, quer agilizar a duplicação de 3 rodovias federais saindo de Fortaleza para o interior do Estado. Ele anunciou que vai negociar, diretamente com o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, inicialmente às BR’s 020 e 222.

“Marcar com o ministro Renan a agenda de início das obras da duplicação da BR-116 e a Bancada Federal, a quem eu agradeço demais, por garantir ao Estado do Ceará R$ 233 milhões para começarmos a duplicação da BR-222. Quero conversar com o ministro Renan para que o Governo Federal aporte uma parte do recurso, o Estado do Ceará aportará R$ 233 milhões. Isso nos permite vislumbrar duplicá-la pelo menos até São Luís do Curu”, afirmou o governador Elmano.

Ainda este ano, o Governo Federal deve autorizar o início das obras da BR 116, num trecho de 22km entre Pacajus e Timbaúba dos Marinheiros, em Chorozinho.

Já para a BR-222, o desejo do Governador é ampliar o trecho saindo da capital até São Luís do Curu, numa distância de cerca de 85km e irá propor uma parceria com recursos federais e do Governo estadual.

Elmano defende que o Estado também possa iniciar a duplicação da BR-020, com a União contribuindo com recursos, mas que uma das 3 obras seja de responsabilidade do Governo do Ceará. No caso da BR-020, a duplicação seria até o município de Canindé, num trecho de cerca de 100km, que poderá ser executado em duas etapas.

O assunto foi tratado na reunião do Governador com os secretários estaduais realizada nesta segunda-feira (06/01).

Repórter Wilrismar Holanda