A Ministra do STJ, Daniela Teixeira, emitiu no último dia 12 de junho, uma decisão em processo envolvendo o ex-prefeito de Quiterianópolis, Dr. Barreto Couto e a ex-primeira dama, Dra. Juliana Abreu.
O Despacho circulou nas redes sociais do município e da Região dos Inhamuns nesse final de semana, provocando diversos tipos de interpretações, dentre elas, uma especulando ter sido derrubada uma liminar concedida pelo Ministro Mauro Campbell Marques, também do Superior Tribunal de Justiça, no último dia 28 de maio, restabelecendo os direitos políticos do ex-prefeito.
Dr. Barreto afirma que continua no páreo para a disputa eleitoral de 2024
Diante da repercussão do caso, o Blog do Wilrismar entrou em contato com o ex-prefeito Dr. Barreto solicitando informações sobre o processo. Ele disse que a decisão é apenas uma formalidade jurídica. "Eu fui absolvido do crime que me acusavam e que a consequência de uma possível pena, se eu tivesse sido condenado, era a perda do cargo ou inabilitação para concorrer as eleições. Acontece que o desembargador aplicou a absolvição da acusação falsa do crime, junto a com absolvição da perda do cargo ou invalidação para concorrer as eleições. Com isso o Ministério Público quer só que ele separe cada absolvição, ou seja, uma sentença para a absolvição da acusação do crime e uma sentença para absolvição da perda do cargo. Uma mera formalidade da lei. Mas isso não muda nada da minha atual situação jurídica. Eu estou apto a concorrer as eleições", afirmou.
A nova decisão judicial foi proferida em um processo na esfera criminal e não interfere na liminar concedida no final do mês passado, assegurando as condições para que o ex-prefeito, caso deseje, possa disputar as eleições desse ano no município de Quiterianópolis.
O Bloco de Situação deverá decidir entre 3 nomes quem disputará a Prefeitura, a atual prefeita Dra. Priscila (PSD), o ex-prefeito Dr. Barreto e a ex-primeira dama Dra. Juliana Abreu (ambos do PSB).
Veja a íntegra da decisão da Ministra Daniela Teixeira, do STJ, em link anexo abaixo
Repórter Wilrismar Holanda