A empresa francesa Veja (ou Vert no Brasil) promoveu uma visita aos produtores de algodão agroecológico de Tauá, juntamente com um grupo de jornalistas de vários paises. A comitiva ficou dois dias no município. O objetivo da empresa é colaborar com os pequenos produtores no desenvolvimento de matérias-primas agroecológicas.

A Veja fundada em 2004 produz calçados e acessórios de moda. A marca tem como pilar a sustentabilidade e busca promover uma produção mais consciente e responsável, utilizando materiais ecológicos e reciclados em seus produtos, buscando valorizar os pequenos produtores e comunidades locais, trabalhando em parceria com eles para obter matérias-primas de qualidade. A empresa tem como missão aliar design e responsabilidade socioambiental, oferecendo aos consumidores produtos duráveis, estilosos e conscientes.

Em Tauá, a empresa trabalha em parceria com a Associação de Desenvolvimento Econômico e Cultural (ADEC), desde 2004 e ao longo desse período, foram produzidas cerca de cem toneladas de algodão no ano de 2022. A ADEC possui duzentos produtores cadastrados, sendo setenta deles do município de Tauá. Os demais ficam nos municípios de Independência, Boa Viagem, Parambu, Pedra Branca, Madalena e Novo Oriente.

A visita teve como objetivo apresentar aos jornalistas o arranjo produtivo e a relação da Veja (Vert) com os produtores de Tauá. A comitiva de jornalistas é composta por profissionais da França, Inglaterra, Itália e Estados Unidos, que estão visitando o Brasil.

Jornalistas conversaram com os agricultores familiares que produzem o algodão agroecológico

Os profissionais da imprensa internacional tiveram experiências inéditas, ao alimentarem borregos. Eles também visitaram o comércio local, Centro de Artesanato, restaurantes e visitaram o Serrote do Quinamuiu.

O Blog do Wilrismar conversou com o Presidente da ADEC, Nezinho Loiola e o representante da Vert, o francês Sébastien Kopp.

Assista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Colaboração Jéferson Sales

Fotos: Nícolas Oliveira/Miquéias Hollanda/Equipe NIC/PMT

 

 

 

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA