A Câmara Municipal de Tauá aprovou pela unanimidade dos vereadores presentes, o Projeto de Lei que reajusta os salários dos servidores municipal, na sessão realizada nesta segunda-feira (19/05), sob a presidência do vereador Chico Neto.
O Projeto de Lei Nº 52/2025, de autoria do Poder Executivo, concede um percentual de 4,77%, correspondentes à inflação acumulada no ano de 2024, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Serão beneficiados todos os servidores estáveis, concusados e inativos do quadro de pessoal do Poder Executivo, com exceção das categorias profissionais que já tiveram reajuste salarial em 2025.
Também por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 44/2025, encaminhado pelo Poder Executivo, que estabelece as Leis de Diretrizes Orçamentárias do Município de Tauá, para o Exercício Financeiro de 2026. A lei trata das prioridades e metas da administração municipal.
Os vereadores aprovaram projetos concedendo Título de Cidadania Tauaense à servidora pública Nizaura Holanda Feitosa, de autoria do vereador Érico Lima, e Projetos de Decreto Legislativo, para a concessão da Medalha do Mérito Legislativo Antônio Jataí Sobrinho, aos servidores federais da agência dos Correios de Tauá, Luciano Gonçalves e Rita Cândido, apresentados pelos vereadores, Luis Alves e Felipe Viana, respectivamente.
Foram rejeitados dois Requerimentos de autoria do vereador Fúlvio Gonçalves, tratando de esclarecimentos sobre políticas na área de assistência social relacionadas à pessoas em situação de rua e envio de lei específica sobre reajuste para servidores temporários. Do mesmo parlamentar foi aprovado outro Requerimento com pedido de informações à agência do INSS de Tauá sobre quandos aposentados e pensionistas tiveram descontos irregulares em seus benefícios, nos últimos 5 anos e previsão de ressarcimento dos valores.
Também foi aprovado um Requerimento de autoria do vereador Vony Sousa, envio de expediente ao INSS e aos Deputados Federais, para a designação de um médico perito para realizar perícias presenciais na agência de Tauá.
Moções e Indicações de autoria dos vereadores também foram aprovados.
Clique Aqui e veja a Pauta completa
Tribuna
A Conselheira Tutelar Lígia Oliveira usou a Tribuna do Plenário para falar sobre a mobilização, prevenção e combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por ocasião do dia 18 de maio.
Após o debate, usaram da palavra, os vereadores Hélder Castelo, Luis André, Fúlvio Gonçalves, Hélio Castelo, Genival Coutinho e Wellinghton Cavalcante.
Clique Aqui e veja o vídeo completo da sessão
Repórter Wilrismar Holanda
João
20 mai 2025Esse Vony só quer aparecer. Há muitos anos não tem perito no INSS de Tauá, nem no de Parambu, Novo Oriente, Boa Viagem, etc. Nem o governador conseguiu trazer, aí um vereadorzinho faz o pedido para que venha um médico pra Tauá. Ele sabe que não vem, mas depois vai dizer que fez tudo o que pode. Só pra ganhar voto. E se vier, pq já viria mesmo, ele vai dizer que foi graças a ele.
Vagner Roberto Moreira
20 mai 2025Reajuste irrisório. Somente em relação a inflação. Teria que ter ganho real Na hora de reajuste da classe política não usma o índice da inflação
Vagner Roberto Moreira
20 mai 2025Reajuste irrisório. Somente em relação a inflação. Teria que ter ganho real