A Câmara Municipal de Tauá aprovou pela unanimidade dos vereadores presentes, o Projeto de Lei que reajusta os salários dos servidores municipal, na sessão realizada nesta segunda-feira (19/05), sob a presidência do vereador Chico Neto.

O Projeto de Lei Nº 52/2025, de autoria do Poder Executivo, concede um percentual de 4,77%, correspondentes à inflação acumulada no ano de 2024, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Serão beneficiados todos os servidores estáveis, concusados e inativos do quadro de pessoal do Poder Executivo, com exceção das categorias profissionais que já tiveram reajuste salarial em 2025.

Também por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 44/2025, encaminhado pelo Poder Executivo, que estabelece as Leis de Diretrizes Orçamentárias do Município de Tauá, para o Exercício Financeiro de 2026. A lei trata das prioridades e metas da administração municipal.

Os vereadores aprovaram projetos concedendo Título de Cidadania Tauaense à servidora pública Nizaura Holanda Feitosa, de autoria do vereador Érico Lima, e Projetos de Decreto Legislativo, para a concessão da Medalha do Mérito Legislativo Antônio Jataí Sobrinho, aos servidores federais da agência dos Correios de Tauá, Luciano Gonçalves e Rita Cândido, apresentados pelos vereadores, Luis Alves e Felipe Viana, respectivamente.

Foram rejeitados dois Requerimentos de autoria do vereador Fúlvio Gonçalves, tratando de esclarecimentos sobre políticas na área de assistência social relacionadas à pessoas em situação de rua e envio de lei específica sobre reajuste para servidores temporários. Do mesmo parlamentar foi aprovado outro Requerimento com pedido de informações à agência do INSS de Tauá sobre quandos aposentados e pensionistas tiveram descontos irregulares em seus benefícios, nos últimos 5 anos e previsão de ressarcimento dos valores.

Também foi aprovado um Requerimento de autoria do vereador Vony Sousa, envio de expediente ao INSS e aos Deputados Federais, para a designação de um médico perito para realizar perícias presenciais na agência de Tauá.

Moções e Indicações de autoria dos vereadores também foram aprovados.

Clique Aqui e veja a Pauta completa

Tribuna

A Conselheira Tutelar Lígia Oliveira usou a Tribuna do Plenário para falar sobre a mobilização, prevenção e combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por ocasião do  dia 18 de maio.

Após o debate, usaram da palavra, os vereadores Hélder Castelo, Luis André, Fúlvio Gonçalves, Hélio Castelo, Genival Coutinho e Wellinghton Cavalcante.

Clique Aqui e veja o vídeo completo da sessão

Repórter Wilrismar Holanda

 

3 COMENTÁRIOS

João

20 mai 2025

Esse Vony só quer aparecer. Há muitos anos não tem perito no INSS de Tauá, nem no de Parambu, Novo Oriente, Boa Viagem, etc. Nem o governador conseguiu trazer, aí um vereadorzinho faz o pedido para que venha um médico pra Tauá. Ele sabe que não vem, mas depois vai dizer que fez tudo o que pode. Só pra ganhar voto. E se vier, pq já viria mesmo, ele vai dizer que foi graças a ele.

Vagner Roberto Moreira

20 mai 2025

Reajuste irrisório. Somente em relação a inflação. Teria que ter ganho real Na hora de reajuste da classe política não usma o índice da inflação

Vagner Roberto Moreira

20 mai 2025

Reajuste irrisório. Somente em relação a inflação. Teria que ter ganho real

DEIXE UMA RESPOSTA