
Um documentário contará a história da parambuense Cira Barra. Ontem (15/12), a capela de Oiticica, na zona rural de Parambu, recebeu a equipe de filmagens do documentário, patrocinado pela Lei Aldir Blanc, com o objetivo de homenagear a irreverente figura muito popular há vários anos.
No documentário, Cira Barra é interpretado por sua sobrinha Valdelene, e conta com a participação do também parambuense, o ator Robério Diógenes Teixeira de Melo. As cenas gravadas na capela de Nossa Senhora das Dores, retratam o lado religioso da homenageada.
A secretária de cultura de Parambu, Guilhermina Venuíra Costa Sousa acompanhou a equipe de filmagens, e na oportunidade destacou o zelo da comunidade para com a capela.
O documentário conta com a participação do irmão da saudosa Antonia Barra da Silva "Cira Barra", o senhor Gonçalo Fernandes da Silva, que atualmente reside na comunidade de Oiticica.
Cira Barra também teve passagens marcantes em Tauá, onde sempre visitava familiares. Ela era muito conhecida na região por usar roupas de cores extravagantes, andava sempre com um chicote e um guarda chuva. Por conta das cores fortes que trajava recebeu o apelido de arara e quando assim era chamada por crianças e adultos, corria atrás da pessoas com o chicote.
Com informação da rede social da Capela de Oiticica e foto da Secult Parambu.
Veja um vídeo do documentário abaixo
Repórteres: Serafim Santos/Lenno Barbosa/Wilrismar Holanda