A Câmara Municipal de Tauá aprovou vários projetos na Sessão Ordinária desta segunda-feira (18/11). Comandada pela Presidente Polyanna Lima, a Sessão teve 2h33min de duração.
Grande Expediente
Ocupou a Tribuna do Plénario, o professor Hélder Sales, que reforço demadas dos moradores da localidade de Carnaúba, na Sede Distrital de Tauá, quando a oferta de água, coleta de lixo e demais benefícios na área de infraestrutura, estabelecendo como prioridade a construção de uma adutora do Açude Broco, tendo em vista que os diversos poços profundos perfurados no local, não apresentaram vazões suficientes para atender as famílias da área.
Atendendo convocação aprovada pelo plenário da Casa, participaram da Sessão, o Gerente Administrativo-financeiro do SISAR, José Dionride e o Gerente Técnico, Alex Pinho, que foram interrogados a respeito das reclamações sobre valores exorbitantes cobrados nas contas de água dos usuários das comunidades de Junco/Lustal, além do funcionamento do sistema de abastecimento. Como encaminhamento, os representantes do órgão se comprometeram em buscar uma solução para o caso e disseram que todos os hidrômetros das residências das localidades foram trocados por novos equipamentos. Eles também fizeram um relato do trabalho do SISAR, que gerencia em parceria com as associações diversos sistemas de abastecimento de água nas maiores localidades do município de Tauá.
Ordem do Dia
Os vereadores aprovaram pela unanimidade dos presentes (11 votos), o Projeto de Lei Nº 58/2024, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre apreensão de animáis soltos, amarrados ou abândonados na via urbana. A matéria recebeu emendas apresentadas pelos vereadores Fúlvio Gonçalves e Marco Aurélio. Antes de ser votada, a Câmara Municipal realizou uma Audiência Pública com a participação dos segmentos interessados no tema.
Clique Aqui e veja o que diz o Projeto
Foi aprovado também, o Projeto de Lei Nº 64/2024, de autoria da Mesa Diretora, dispondo da fixação dos subsídios da Prefeita e Vice-prefeita para o Quadriênio 2025-2028, nos valores de R$ 17.472,00, e R$ 13.104,00.
O Desembargador tauaense Dr. Francisco Bezerra Cavalcante será agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Prefeito Antônio Jataí Sobrinho. O Projeto de Resolução Nº 02/2024, de autoria do vereador Hélder Castelo e subscrito pelo vereador Marco Aurélio, foi aprovado por unanimidade.
Dois Títulos de Cidadania Tauaense foram aprovados, um de autoria do vereador Hélder Castelo, homenageando o sr. Josemildo Félix do Nascimento, e o outro, proposto pelo vereador Tarcizo Lima, para o sr. José Matheus Barbosa Ferreira. Todos os vereadores presentes votaram favoráveis aos projetos.
De autoria do vereador Valdemar Jr., foi aprovado Requerimento solicitando a inclusão na farinha de mandioca na merenda escolar de Tauá no ano de 2025, como forma de valorziar a produção regional e incentivar a economia comunitária.
Moções de Pesar e Congratulações também foram aprovadas pelos presentes.
O vereador Felipe Viana pediu a retirada de pauta do Projeto de Lei Nº 66/2024, que trata da dispensa do servidor público municipal para exercer a função de jurado no Conselho de Sentença do Tribunal do Júri Popular de Tauá. O parlamentar deu a entender que desistiu da apresentação da matéria.
Clique Aqui e veja a Pauta completa da Sessão
Clique Aqui e veja o vídeo da Sessão
Repórter Wilrismar Holanda
Imagens: Wesley Sousa