Açude Arneiroz II é o maior da Região dos Inhamuns, acumula atualmente 71% do seu volume total

A liberação de água do Açude Arneiroz II pelo leito do Rio Jaguaribe será concluída no dia 1º de dezembro de 2024, segundo a Cogerh.

Com um volume atual 127,57 milhões de m³, equivalentes a 71,60% de sua capacidade total, o maior reservatório da Região dos Inhamuns, teve a válvula aberta no último dia 1ª de setembro, com o intuito de perenizar um trecho do Rio para abastecer comunidades ribeirinhas. Anualmente, a Comissão Gestora do manancial se reúne para definir a quantidade e o período de liberação da água.

Como montante, o Açude Arneiroz II abastece a cidade Tauá e o Distrito do Planalto (Arneiroz), e na jusante, atende a Comunidade de Boqueirão, cidades de Arneiroz e Saboeiro, além das Comunidades de Barrinha e Poço Grande.

Reunião discute plano de seca para hidrossistema

Na última quinta-feira (07/11), os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) de Crateús, Alan Barros, Luana Costa e Sabrina Delmondes, apresentaram à Comissão Gestora do açude Arneiroz II, os Planos de Gestão Proativas de Secas, destacando as características, abordagens, metodologias e a importância da participação das gerências regionais. A reunião aconteceu em Tauá.

Segundo a Cogerh, os Planos buscam criar, a curto prazo, instrumentos para diminuir os impactos da seca, antes mesmo dela acontecer, considerando demandas e ofertas existentes em cada contexto regional.

Durante o momento, houveram dinâmicas colaborativas e a aplicação de um questionário com perguntas sobre os principais conflitos e impactos da seca, focando em maneiras para reduzir seus efeitos nesse contexto.

Até o momento, o Ceará tem 6 planos concluídos (Patu, Fogareiro-Quixeramobim, Carnaubal, Jaburu I, Missi e Tejuçuoca) e um em desenvolvimento (Bacia do Coreaú). Na sub-bacia do Alto Jaguaribe, o do hidrossistema do Arneiroz II seria o primeiro.

Repórter Wilrismar Holanda

*Imagens e informações Cogerh

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA