A Polícia Civil do Ceará, através da Delegacia Regional de Polícia Civil de Tauá, desencadeou nesta quarta-feira (04/09), a sexta fase da Operação Purgation. Dando continuidade à operação iniciada no dia 27 de outubro de 2023, foram cumpridos, sete mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão, todos relacionados ao tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Entre os presos, estava um advogado que atuava na Subsecção Inhamuns/Tauá. Contra ele, há uma série de denúncias de apropriação indébita com aumento de pena, caracterizada pela apropriação indevida de valores de seus clientes devido à sua profissão, além de envolvimento em crimes de lavagem de dinheiro e associação para o tráfico.
Durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão, uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas (cocaina e maconha), posse ilegal de arma de fogo permitida e restrita (pistola HK, 9mm pertencente a marinha da Bolívia). No entanto, constatou-se que o documento de identidade apresentado era falso. Após descobrir a verdadeira identidade, foi revelado que contra o indivíduo havia dois mandados de prisão: um por tráfico de drogas, com pena de nove anos, e outro por homicídio.
Os mandados foram cumpridos contra Rikelmy Alves Barbosa, Matheus Ítalo da Silva Lacerda, João Vytor de Sousa, Francisco Rafael Bezerra da Silva e o advogado Rodrigo Cavalcante Mota.
A operação, denominada "Purgation", que significa purgação/purificação, já contou com cinco fases anteriores, durante as quais foram cumpridos 33 mandados de prisão preventiva. Essas ações desarticularam o "tribunal do crime" existente na cidade de Tauá e resultaram na prisão de vários traficantes que atuavam na região. Todos os presos são integrantes de uma organização criminosa que opera na cidade e no estado.
*Com informações da Polícia Civil