O governador Elmano de Freiras visitou, nesta segunda-feira (22), junto ao secretário da Proteção Animal, David Rattacaso, uma das clínicas credenciadas pelo programa Vet+Ceará, da Secretaria de Proteção Animal (Sepa). O programa já realizou mais de 500 atendimentos em seus 13 primeiros dias de funcionamento. A previsão do atual edital, é chegar a 14 mil.

Um desses atendimentos foi o da cadela SRD – ou caramelo – Florzinha. Leticia, tutora de Florzinha, a levou para realizar um ultrassom por meio do Vet+Ceará. A tutora, moradora do Eusébio e inscrita no CadÚnico, sentiu no novo programa um “apoio” para aqueles que não têm condições de pagar consultas de altos valores. “Foi ótimo, foi maravilhoso o atendimento e ainda mais saber que foi só chegar [na hora agendada] e consegui fazer a consulta. Moro aqui pertinho, antes não tinha onde levar, mas agora temos esse apoio aqui”, contou.

 

O governador Elmano de Freitas, que acompanhou a consulta de Florzinha, ressaltou a importância de o Estado dar suporte também à causa animal. “Acho fundamental que o Estado inicie essa política pública por aquelas famílias que estão no CadÚnico, que não têm condição de pagar um atendimento veterinário. Ter a oportunidade de vir a uma clínica como esta [ZooMare] e ter seu animal tratado e muito bem cuidado. Eu tenho a impressão de que aqui no Ceará estamos fazendo uma inovação de política pública muito importante, que é o olhar para os animais e aqueles que cuidam deles, porque sei do carinho, do amor que as pessoas têm por todos esses animais”.

 

O programa Vet+Ceará presta atendimento veterinário gratuito para gatos e cachorros de tutores cearenses registrados no CadÚnico ou protetores cadastrados na Secretaria da Proteção Animal (Sepa). Para essa prestação de serviço são 17 unidades veterinárias selecionadas, localizadas em 14 municípios, funcionando desde 9 de julho, nesta primeira edição do programa. Para ter acesso aos serviços é necessário cadastro prévio no site protecaoanimal.ce.gov.br.

“É uma ação sensível lançar esses programas direcionados a esse público, ter essas entregas gratuitas para a população cearense, para protetores e tutores de animais que não têm condições de ter o seu animal atendido em uma clínica particular. Em 13 dias de programa, já tivemos mais de 500 procedimentos realizados e nós temos a previsão, só para esse primeiro edital do programa, mais de 14 mil atendimentos”.

Luma Paiva, 21 anos, apaixonada pelos seus quatro gatos adotados, comemorou a nova iniciativa do governo estadual. Com o Vet+Ceará, ela conseguiu atendimento profissional de qualidade para um deles, o Fred, que está com infecção urinária. “Eu moro aqui perto, e não se tem muito atendimento de valores acessíveis para animais. Então ter a oportunidade de atendimento para ele, de forma gratuita, é muito bom. Ajuda muito mesmo”, compartilhou.

De atendimentos mais simples a mais complexos

Dentre os serviços ofertados nas clínicas desde castração; consultas; exames como hemograma e imagem; até procedimentos mais complexos como cirurgias gerais, como é o caso da Pracinha, uma gatinha que está internada na clínica.

Encontrada em situação crítica após um atropelamento, na sexta-feira (19), Pracinha está internada na clínica ZooMare desde sábado (20) se preparando para passar por três cirurgias custeadas através do Vet+Ceará. “A Pracinha vem de um ponto de abandono, onde foi resgatada, por um protetor animal, após ter sido atropelada. Por sorte ela estava nas proximidades [da clínica], então fez o agendamento, trouxe o animal. A Pracinha fez o atendimento e foi vista a necessidade da internação devido à gravidade da situação”, contou Maiara Pereira, veterinária vinculada à Sepa.

“A Pracinha está esses dias internada para estabilização do seu caso e só assim realizar as cirurgias da melhor forma, amanhã (22). São procedimentos cirúrgicos para correção da mandíbula, já que ela fraturou a mandíbula, e correção do lábio. Ela está em uma situação debilitada, tem riscos, mas está sendo assistida pelo programa e está passando pelo processo como merece, com dignidade à vida”, concluiu Maiara.

Cadastro de protetores

Para realização do cadastro como protetor de animais é necessário atender a pelo menos um dos seguintes requisitos: ter renda de até 2 salários-mínimos e declaração de hipossuficiência de incapacidade de custear atendimentos veterinários sem o comprometimento do sustento próprio e/ou da família; ou ter declaração de veterinário, devidamente registrado no CRMV, informando que o beneficiário atua como protetor de animais no estado do Ceará.

Interessados devem se cadastrar no site da Sepa (protecaoanimal.ce.gov.br ), para posteriormente acessar um outro endereço eletrônico (sepa.vet.br ) e escolher a clínica para o atendimento. Ao final do processo, será disponibilizado data e horário da consulta no local desejado.

Clínicas credenciadas

Confira a lista de clínicas credencias no Programa Vet+Ceará:

1 – Clínica Zoomare – Eusébio

2 – Clínica Somavet – Fortaleza
3 – Clínica Veterinária São Lázaro 24h – Fortaleza
4 – Clínicapet Social Patinhas De Rua – Juazeiro do Norte
5 – Clínica Lobo Do Sertão – Boa Viagem
6 – Clínica Icovet – Icó
7- Clínica Veterinária São Sebastião – Limoeiro do Norte
8 – Clínica Bichomania – Fortaleza
9 – Clínica Bicho Do Mato – Fortaleza
10 – Clínica Annimals – Limoeiro do Norte
11 – Clínica Centro Veterinário Anjos Pet – Sobral
12 – Clínica Amicão – Crateús
13 – Clínica Agropet Ipueiras – Ipueiras
14 – Clínica Veterinária Dr. Cordeiro – Tauá
15 – Clínica Agronimal – Tamboril
16 – Clínica Mundo Animal 2 – Santa Quitéria
17- Clínica Mundo Animal 3 – Granja

Site: Governo do Ceará

 

1 COMENTÁRIOS

Gerusa Feliciano

24 jul 2024

Tinham q em plantar atendimento aos animais em todo o estado do Ceará não só na capital e nas cidades mais próximas a capital, mesmo q não fosse uma clínica mais pelo menos os procedimentos de castração aos animais porq assim diminuía a quantidade de animais abandonados nas ruas e até mesmo nos interiores, porq no interior tbm existe muitos animais abandonados principalmente as fêmeas 🥹😔 .

DEIXE UMA RESPOSTA