
O Presidente da Cagece, Dr. Neuri Freitas, comunicou na tarde de hoje (07/05), à Dep. Gabriella Aguiar, que na próxima semana, uma equipe técnica da companhia estará em Tauá, para vistoriar as obras de saneamento, situação de esgotos, reposição de pavimento danificado pelas obras executadas pelo órgão e operacionalização da nova ETA da Cagece, que irá dobrar a oferta de água para a população.
Essas demandas foram apresentadas pela parlamentar em audiência realizada há cerca de duas semanas na sede da Cagece, na capital, ao lado do Secretário de Infraestrutura, Dr. Matheus Mota.
ETA começou a funcionar em fase de testes

A Cagece começou a operar a nova Estação de Tratamento de Água de Tauá para melhorar o abastecimento dos bairros da cidade. O equipamento que é automatizado, iniciou a fase de testes na tarde de hoje (07).
O anúncio foi feito pela Gerente Regional da Companhia em Acopiara, Arilete Maia, durante entrevista ao Programa Tribuna Popular da Rádio Difusora e Blog do Wilrismar, nesta terça-feira (07/05). Ela disse acrescentando nos próximos dias a população já sentirá a diferença, já que a nova ETA terá o dobro da capacidade de tratamento e distribuição de água para toda a cidade. "A Cagece trabalhará para garantir água diariamente à população dos diversos bairros", disse, salientando que a cidade terá duas opções de abastecimento, o Açude Arneiroz II e a Barragem do Trici, que poderá ser utilizada em caso de falha na adutora do Arneiroz II, para não deixar a população desabastecida.

Arilete esteve em Tauá acompanhada de sua equipe técnica, formada pelo Coordenador de Serviços e Expansão, Coordenador Comercial, Cleudivan Freire e Coordenador Administrativo, Sérgio Almeida.
Clique Aqui e assista a entrevista da Gerente Regional da Cagece

Investimento de R$ 24 milhões
A Cagece investiu R$ 24 milhões na ampliação do sistema de abastecimento de água do município de Tauá, beneficiando cerca de 45 mil pessoas.
As melhorias incluíram a ampliação da captação da água, a implantação de mais de 18 km de rede adutora, além da construção de uma grande estação de tratamento de água de ciclo completo.
“Esses equipamentos promovem a capacidade de transporte e qualidade no tratamento da água, incluindo uma vazão maior do que a atual. Cabe reforçar a importância do alcance desse projeto, porque daqui a 20 anos nós ainda teremos condições de tratar essa água com a qualidade que a população precisa”, explica Marcelo Henrique, gerente de obras do interior.
O investimento aplicado é fundamental para garantir a segurança hídrica do município, visto que o açude Trici, que abastece toda a localidade, encontra-se em sua capacidade limitada.
Além dessas obras, a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH) em parceria com a Cagece construiu aa adutora que conduzirá a água do açude Arneiroz II até a Estação de Tratamento de Tauá.
Reporter Wilrismar Holanda
*Imagens fornecidas pela assessoria de comunicação da Cagece