
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de "chuvas intensas" para diversos estados do Brasil, incluindo 57 municípios do estado do Ceará, até a manhã desta sexta-feira (22). Na lista, estão incluídas cidades da Região dos Inhamuns.
Segundo o aviso, entre os "riscos potenciais" estão a possibilidade de chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia, além de ventos intensos de até 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Além do Ceará, municípios de Alagoas, Bahia, Goiás, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Minas Gerais e Tocantins também estão dentro da marcação de chuvas com alerta de "perigo".
Com o objetivo de orientar a população, o Inmet ainda divulgou uma série de cuidados aos residentes das áreas atingidas pelas chuvas:

Legenda: A imagem do canal Visível do satélite GOES-16 mostra nebulosidade sobre todo o estado do Ceará (CE), com nuvens associada a chuva nas macrorregiões do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e Cariri.
Foto: Divulgação/Funceme
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará deve seguir com condições favoráveis a chuvas em todas as macrorregiões até esta quinta (21). Na sexta, a tendência é de redução dos acumulados.
A Funceme informou que as atuais precipitações estão associadas à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que é um sistema meteorológico comum nesta época de pré-estação.
Site: Diário do Nordeste