
O Aeroporto Regional de Tauá recebeu hoje (14), a visita do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - CINDACTA III, que realizou a Vistoria Tecnica Operacional de Homologação do PAPI da cabeceira 09, da Pista do Aeroporto, com parecer favorável.
O gestor do Aeroporto, Wantuê José do Nascimento, esclareceu que a inspeção do Cindacta III é a primeira etapa do processo. A partir dessa vistoria, um relatório é encaminhado ao Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), para análise e direcionamento ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB). O GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo) por sua vez, realiza os testes finais de voo para homologação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). De acordo com o Gestor, a homologação do PAPI garante mais segurança nas operações de pousos e coloca o aeroporto em um novo patamar, uma vez que o PAPI é o primeiro auxílio visual a navegação aérea instalado no SDZG.
“O PAPI é um sistema que indica ao piloto, através de luzes vermelhas e brancas ao lado da pista, se a aeronave está muito alta ou muito baixa para pouso. Essa orientação garante mais segurança a operação de pouso.
A partir da homologação (previsão de ocorrer em 2024), o Aeroporto poderá receber aviões de médio porte o que reflete de forma direta no desenvolvimento da aviação regional da região dos Inhamuns e do Município de Tauá.]
O Aeroporto Regional Pedro Teixeira Castelo, em Tauá, é gerenciado pela Infraero.