
A Policlínica Dr. Frutuoso Gomes de Freitas, em Tauá, recomendou aos profissionais e pacientes, o uso de máscara de proteção à Covid-19 e demais síndromes gripais. A informação foi confirmada ao Blog do Wilrismar na tarde de hoje (05), pela Diretora Reângela Cíntia.
A confirmação de casos de Covid no município de Tauá nesse últimos dias, motivou a adoção da medida, que tem caráter educativo e preventivo. Reângela esclareceu que se trata de uma recomendação e não obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção, tendo em vista que o vírus pode estar circulando nos municípios da Região dos Inhamuns e como a Policlínica integra o Consórcio Público da Microrregião, diariamente há um fluxo de pacientes dos municípios de Tauá, Arneiroz, Aiuaba e Parambu, o que pode contribuir para a disseminação da doença.
Tauá contabiliza 25 casos de Covid
Informações obtidas pela reportagem junto a 14ª CRES e Secretaria de Saúde do Município, apontam para a confirmação de 25 casos de Covid em Tauá, no período de 1º de novembro a 5º de dezembro.
José Mota Sobreira, Coordenador da CRES, disse que na regional, além de Tauá, também foi confirmado um caso de Covid no muncípio de Arneiroz. Parambu e Aiuaba não registraram casos, mas segundo ele, esse número pode não refletir a realidade, porque estão faltando kits de testes rápidos para as pessoas que procuram as unidades de saúde para realização do teste de Covid. Os municípios também aguardam a chegada de vacinas. Motinha disse que há uma previsão de chegada dos kits e doses no decorrer dessa semana.
As enfermeiras Adaíze Marques, Coordenadora de Imunização, e Fernanda Paraíso, Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Município de Tauá, também recomendaram o uso de máscaras em ambientes fechados, e em casos de síndromes gripais ou sintomas da Covid, os pacientes devem procurar as unidades do Programa Saúde da Família, para avaliação médica.
Adaíze disse que não há motivo para pânico, salientando que a pandemia acabou, mas a Covid vai continuar como outras síndromes gripais existentes. Nesse momento a orientação para a população é se prevenir e tomar vacina.
Ceará registra aumento de casos de Covid
Na última sexta-feira (01), a Secretária de Saúde do Estado, convocou entrevista coletiva para atualizar o quadro da doença no Ceará.
“Contamos com a participação da população cearense, porque a vacinação ainda é a melhor forma de proteger as pessoas contra a doença. Os pais também podem aproveitar a oportunidade para atualizar o calendário vacinal dos filhos com outros imunizantes disponíveis. Vacinas são seguras e salvam vidas”, frisou a titular da Saúde, Tânia Mara Coelho.
O secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto (Tanta), destacou a importância de melhorar a cobertura vacinal no Estado, sobretudo entre crianças com idade de seis meses a quatro anos. “Nessa faixa etária, só 32% tomaram a primeira dose. Isso quer dizer que quase 70% das crianças não receberam nenhuma dose contra a covid-19. Precisamos pedir o apoio da sociedade para protegê-las e combater a desinformação sobre as vacinas”, explica.
Com relação à vacina bivalente, o índice de cobertura na população em geral é de 17,1% no Ceará. “A atualização vacinal, especialmente com a bivalente, não protege as pessoas somente contra o vírus original da covid-19. A bivalente é capaz de produzir anticorpos contra a Ômicron e novas subvariantes decorrentes dela”, aponta o gestor.
O Ceará contabilizou, neste ano, 19.136 casos de covid-19 e 77 óbitos. Entre os dias 1 e 30 de novembro, 2.809 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Os dados refletem o resultado de testes rápidos e de exames RT-PCR realizados em todo o território cearense.
Na última semana, o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE) analisou 1.368 testes RT-PCR para covid-19. O índice de positividade verificado foi de 34,4%, com 470 casos confirmados. O aumento da positividade pode estar associado à circulação de variantes do vírus no Estado, em especial a EG.5, JN.1 e BA.2.86.1, que são subvariantes da Ômicron.
A Sesa recomenda que a população e trabalhadores da saúde completem seu esquema vacinal e adotem o uso de máscaras em unidades de saúde e em casos de sintomas gripais. Também é fundamental que as pessoas sintomáticas procurem atendimento médico e realizem testes quando houver recomendação do profissional de saúde.
Tauá Melhor
05 dez 2023A covid voltou, antes era tudo gripe e virose, esse vírus nunca parou de agir é pq tem alguma motivação política por trás disso, esperem para ver.