Enfermeiros que trabalham nas unidades Estratégia Saúde da Família do município de Tauá reclamam da desvalorização salarial e pedem o apoio da Câmara Municipal para a implantação da gratificação por insalubridade.

A categoria enviou um ofício ao Poder Legislativo que foi lido na sessão virtual da última segunda-feira(25), relatando a situação enfrentada, principalmente agora, na época da pandemia do coronavírus que está exigindo um esforço redobrado desses profissionais.

"Solicitamos a imediata correção salarial com a concessão de pagamento de insalubridade (40% sobre o salário) a classe da enfermagem, tendo em vista que os mesmos fazem parte do principal grupo de profissionais que estão expostos aos riscos de contaminação do novo vírus", diz um trecho do documento encaminhado à Câmara Municipal.

O Ofício está assinado por 23 profissionais, mas o Blog do Wilrismar opta por não publicar as assinaturas, mantendo o documento em arquivo para dirimir eventuais dúvidas.

Veja o abaixo assinado dos enfermeiros de Tauá

Projeto em tramitação

O líder do Prefeito na Casa, Argentino Filho(PSB), disse que já está em tramitação um projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo instituindo gratificações na área de saúde, no entanto, o vereador Vony Sousa(PSD), afirmou que a matéria é genérica porque não deixa claro quais são as categorias a serem beneficiadas, o que dá margem para a gestão conceder a gratificação para uns e outros não.

Durante o debate, os vereadores sugeriram incluir também outras categorias que poderiam ser beneficiadas como, os técnicos de enfermagem, maqueiros, motoristas de ambulâncias, que também estão na linha de frente do combate ao Covid-19.

Vereador denuncia farra nas GTRs de Tauá

Já o vereador Dr. Edi Lincon(PP) denunciou uma verdadeira farra na concessão de GTRs(Gratificações Técnico Relevantes) por parte da Prefeitura de Tauá nesses primeiros 4 meses de 2020.

Segundo levantamento feito pelo parlamentar, nesse ano o volume de gratificações concedidas é quatro vezes maior do que as concessões feitas em todo o ano de 2019.

Dr. Edi afirmou que "durante todo o ano passado, a Prefeitura de Tauá concedeu 56 GTRs e somente no período de janeiro a abril de 2020, o número de gratificações subiu para 252, em pleno período de pandemia e ano eleitoral", acrescentou.

Assista a sessão virtual da Câmara Municipal e confira os debates

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 COMENTÁRIOS

Juliane

27 mai 2020

E os técnicos de enfermagem onde ficam? E os outros profissionais?

Ediene

27 mai 2020

Assim os colegas enfermeiros estão reevedicando ajuste salarial e com insalubridade e nós técnicos de enfermagem queremos e temos o direito desse ajuste também é bom que vejam também a nossa classe

jose

27 mai 2020

eu acho errado dar insalubridade ou gratificaçao so para um tipo de funçao.. pois todas da secretaria de saude estao se espondo ao virus.... eu apoio dar insalubridade mas para todos que estao se espondo....

Luiza

27 mai 2020

Interessante é que nós técnicos em enfermagem,que estamos em contato direto com os pacientes,verificando sinais vitais de assintomáticos e fazendo medicação nesses pacientes não estamos incluídos nesse projeto,isso é um absurdo!!!

DEIXE UMA RESPOSTA