Centro da cidade de Saboeiro - Foto: FM Mais Iguatu

Dois municípios cearenses tiveram situações de emergência reconhecidas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Saboeiro, na Região dos Inhamuns, e Paramoti, nos Sertões de Canindé, sofrem com a estiagem.

A Barragem Caldeirões, no município de Saboeiro, foi um dos primeiros reservatórios da Região dos Inhamuns, a sangrar. Foi em 11 de janeiro 2023, mas também é o primeiro a secar, porque seu volume é de apenas 1,13 milhões de m³. Anualmente a Cogerh libera água do Açude Arneiroz II pelo leito do Rio Jaguaribe, para repor a capacidade hídrica do reservatório, responsável pelo abastecimento da cidade.

A Portaria publicada hoje (27), no Diário Oficial da União, inclui também, municípios dos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, castigados por estiagem, vendaval, chuvas intensas e chuva de granizo.

Os municípios com situação de emergência reconhecida podem receber verbas federais por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. 

Clique Aqui e veja a Portaria

Repórter Wilrismar Holanda

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA