Neste sábado (7) será o Dia D da Campanha da Multivacinação no Ceará. Os municípios do Estado programa a intensificação da vacinação para que crianças e adolescentes possam atualizar o esquema vacinal. O intuito da Campanha é, além de manter a situação vacinal em dia, recuperar as coberturas, oportunizar a vacinação e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas no Estado e no País.
O Ceará iniciou a Campanha Nacional de Multivacinação no último sábado (30), com ações nos Vapt Vupt do Antônio Bezerra e Messejana, em Fortaleza. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) mobiliza os municípios do Estado para aderirem à ação, que segue até o dia 14 de outubro. O objetivo é analisar e atualizar a caderneta de vacinação de cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Os responsáveis devem levar a criança ou adolescente ao posto de saúde mais próximo à sua residência levando a caderneta, para que o profissional de saúde possa analisar a situação vacinal e indicar quais doses devem ser aplicadas. Caso não possua ou tenha perdido a caderneta, a criança também poderá ser identificada por outros documentos e ter a indicação vacinal via sistema. Por isso, a perda da caderneta não é impedimento para que a criança seja atendida.
É o que reforça o secretário executivo de Vigilância da Secretaria da Saúde do Ceará, Antonio Lima Neto (Tanta): “se você tem uma criança que perdeu o cartão de vacina, não deixe de levar para vacinar por isso. Leve só um documento com foto que o identifique. O outro ponto que acho bastante importante em relação ao cartão de vacina é que às vezes temos a sensação que o cartão está completo. Pode ocorrer de uma ou outra dose ter sido perdida. Mesmo que ache que o cartão está completo, leve para o profissional de saúde checar”, destaca.
Mais de 2.500 salas de vacinação estarão ativas em todo território estadual durate a Campanha. Além dos postos de saúde, estarão abertas, neste sábado (7) as salas de vacina do Vapt Vupt Antônio Bezerra e Messejana, em Fortaleza, entre 8h e 16h30.
“Vá, neste sábado, na unidade de Saúde mais próxima da sua casa para atualizar o Cartão de Vacina da sua criança ou adolescente. Tenho certeza que no fim do ano vamos alcançar as metas da imunização do Estado. Vacinar é proteger”, reforça Tanta.
Todas as vacinas de rotina estarão disponíveis durante as três semanas da Campanha, sendo elas: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP (tríplice bacteriana), Tetraviral (tríplice viral/varicela), HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e Menigocócica ACWY. Na oportunidade, também será intensificada a oferta da vacina para covid-19.
Site: Governo do Ceará