
O campus de Tauá do Instituto Federal do Ceará promoveu ontem (25), com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer do Município, o I Seminário Poéticas da Oralidade: Rabequeiros do Sertão dos Inhamuns.
O evento é uma ação do projeto de pesquisa Madeira Que Cupim Não Rói que reuniu informações sobre a música tradicional, com foco na cultura da rabeca, transmitida oralmente ao longo de gerações. A pesquisa buscou reestabelecer o contato com os rabequeiros da tradição sertaneja, coletando informações sobre seus conhecimentos e atuações contemporâneas. O propósito é construir uma rede compartilhada de dados sobre a cultura da rabeca nos dias atuais.
O Seminário foi realizado com programação no Auditório do IFCE de Tauá e no Anfiteatro do Parque da Cidade de Tauá. Durante o dia, foraram realizadas três rodas de rabeca com os mestres da tradição. o primeiro ciclo, "Sonoro-Sertão", com a participação dos mestres Neto Maroca, Zequinha Nóbrega, Totó do Violino e Os Barroso (Mestres Zé, Antônio e Toinho Barroso). No segundo ciclo, "Trupé, pisada, forró arrasta-pé", a participação do mestres Antônio Carcará, Zé Biro Novo, Luiz Adão, Antônio Lourenço, Rodrigo e Zequinha Nóbrega. Por fim, no ciclo "São Gonçalos", os mesmos mestres da tradição levarão o público a uma jornada musical celebrando a herança da cultura da rabeca.
Confira a programação completa:
Manhã

Local: Auditório do campus do IFCE
8:30 – Abertura
Apresentação da pesquisa Madeira Que Cupim Não Rói
Participantes: Francisco Ferreira de Freitas Filho – Difreitas (AVBEM – Juazeiro do Norte), Michael Benjamin Silvers (Universidade de Illinois em Urbana- Champaign - EUA) e Professor Auricélio Ferreira de Souza (NECA/IFCE)
9:10 – Roda de Conversa
Olhos de Ouvir e ouvidos de ver... – Homenagem ao professor e pesquisador Gilmar de Carvalho e sua contribuição de vanguarda para os estudos da rabeca sertaneja no Brasil.
Participantes: Rabequeiros da Tradição, Radir Soares da Rocha – SECULT-TAUÁ Fcº Difreitas – AVBEM, Michael Benjamin Silvers – (Universidade de Illinois em Urbana- Champaign - EUA).
Mediação: Prof. Auricélio Ferreira – IFCE
9:30 – Roda de Rabeca com os mestres da tradição - Ciclo I: Sonoro-Sertão:
Participantes: Mestre Neto Maroca, Mestre Zequinha Nóbrega, Mestre Totó do Violino e Os Barroso (Mestres Zé, Antônio e Toinho Barroso).
Noite

Local: Anfiteatro do Parque da Cidade (Espaço aberto)
18:30 – Roda de Rabeca com os mestres da tradição - Ciclo II: Trupé, pisada, forró arrasta-pé
Participantes: Mestre Antônio Carcará, Mestre Zé Biro, Novo Mestre Luiz Adão, Mestre Antônio Lourenço, Mestre Rodrigo e Mestre Zequinha Nóbrega.
19:30 – Roda de Rabeca com os mestres da tradição - Ciclo III: São Gonçalos
Participantes: Mestre Antônio Carcará, Mestre Zé Biro, Novo Mestre Luiz Adão, Mestre Antônio Lourenço, Mestre Rodrigo e Mestre Zequinha Nóbrega.

*Com informações do IFCE/Secult-Tauá