.jpg)
O Aeroporto Regional de Tauá, Pedro Teixeira Castelo, será modernizado e ampliado com a gestão da Infraero. A transição já começa a partir da próxima segunda-feira (28) com a chegada de 40 profissionais da estatal, após ser constatado um "bom nível de conservação de 10 aeroportos cearenses".
No último dia 13 de junho, o assessor da presidência da Infraero, Geraldo Accioly, acompanhado de engenheiros da Infraero, participou de um encontro com os prefeitos, Patrícia Aguiar (Tauá), Valdi Coutinho (Independência), Rômulo Noronha (Parambu) e o vice-prefeito de Arneiroz, Leonardo Araújo; vereadores, empresários e representantes dos diversos segmentos da Região dos Inhamuns, para discutir o assunto.

“A intenção da Infraero é regionalizar 10 aeroportos e a questão não é apenas o lucro financeiro mas também o lucro social”, disse Accioly, por ocasião do encontro, realizado no Auditório do Hotel Maria Bastos.

“Somos o município polo dos Inhamuns e estamos a 300km de Fortaleza. A regionalização seria um estímulo para o desenvolvimento da Região. Desde já agradeço ao presidente Lula e ao governador Elmano pela retomada dessa pauta da regionalização dos aeroportos”, destacou Patrícia Aguiar.
Durante a análise técnica, o engenheiro da Infraero, Vítor Campos, ressaltou as qualidades do aeroporto de Tauá: boa estruturação, pista de 1.200 metros com largura de 30 metros que permite receber aviões de pequeno e médio porte, gerador e balizamento noturno.
No Ceará, Infraero assumirá a gestão de 10 Aeroportos
O Ceará assinou hoje (23), um acordo para transferir a gestão de 10 aeroportos regionais do Interior à Infraero.
Segundo a vice-governadora Jade Romero, presente na assinatura, os aeroportos serão "ampliados, interligados e modernizados". "10 aeroportos serão geridos pela Infraero para dar maior eficiência ao gasto público e melhorar as condições e linhas que fazem transporte", pontuou, em coletiva após o evento.
- Aracati,
- Cruz-Jericoacoara,
- Camocim,
- Sobral,
- São Benedito,
- Crateús,
- Tauá,
- Iguatu,
- Campos Sales
- Quixadá.
Romero pontuou que a tratativa sobre a transição já era feita com o Ministério dos Portos e Aeroportos há dois meses.

Legenda: As tratativas do Governo do Ceará com o Ministério dos Portos e Aeroportos eram feitas há dois meses, segundo a vice-governadora Jade Romero
Foto: Flávio Rovere
Quintino Vieira, secretário da Superintendência de Obras Públicas (SOP), pasta que administra atualmente esses aeroportos e agora faz o repasse de festão, pontuou o trabalho estadual em melhorar a malha aérea.
Segundo o titular da SOP, o Aeroporto de Jericoacoara é um exemplo de sucesso e deve receber, até o fim desse ano, 400 mil passageiros, com seis voos semanais atualmente.
Sites: Diário do Nordeste/Blog do Wilrismar