O Açude Broco, situado próximo a cidade de Tauá está na "boca da sangria".

O Blog do Wilrismar visitou o reservatório na manhã de hoje(19). A água já encostou em uma pequena parede existente no sangradouro e algumas partes já houve um pequeno transbordamento.

Com capacidade para 8,44 milhões de m³, segundo dados da Cogerh, o Broco sangrou pela última vez no final da década de 80.

No início de janeiro desse ano, o açude estava totalmente seco e as pessoas que residem próximas tiveram que cavar cacimbas para conseguirem água.

Caso ainda venha a sangrar, o Broco desaguará no Rio Trici seguindo para o Açude Arneiroz II.  

Veja o vídeo da visita

 

1 COMENTÁRIOS

Matos Telles

21 mai 2020

Os dados informados pela Cogerh, sobre o açude Broco, são totalmente imprecisos e não correspondem com a verdade. Segue as especificações referentes a verdadeira capacidade volumétrica do retrocitado açude. O Exército brasileiro, construiu o açude Broco em Tauá/CE, com capacidade de 17.508.400 m³ de água acumulada, em convênio com a Sudene, no ano de 1982. Fonte: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – DEC. - Brasília: Departamento de Engenharia e Construção, 2014. LIvro. A ENGENHARIA DO EXÉRCITO NA CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NACIONAL, página 91. Segue o Link do referido Livro em PDF. http://www.6becmb.eb.mil.br/images/LivroEngenharia/Tomo1.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA