
A Juíza da 2ª Vara Criminal da Comarca de Tauá, Dr. Carliete Roque Gonçalves Palácio, acatou denúncia pelo crime extorsão, formulada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, e condenou blogueiro Francisco Halisom Barbosa dos Santos, a uma pena de 12 anos de prisão.
O Blog do Wilrismar teve acesso a íntegra do Despacho Judicial em que três pessoas, um homem e duas mulheres, foram vítimas do blogueiro no período entre os meses de dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, no município de Tauá.
No inquérito policial feito pela 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil, as vítimas denunciaram o blogueiro "mediante grave ameaça e com a finalidade de obter para si considerável vantagem ilícita, classificada como crime de extorsão, prática de constrangimentos e graves ameçadas com o intuito de obter vantagens econômicas por meio de suas redes sociais "Inhamuns Conectado" e "Papoca Parambu".
Segundo a decisão judicial, Halisom Santos enviava mensagens pelo aplicativo WhatsApp exigindo quantias em dinheiro das pessoas, para retirar as postagens de suas redes sociais.
Condenação
Após toda a fase de instrução do processo com a oitiva das partes envolvidas, a magistrada condenou o blogueiro a uma pena de 12 anos de prisão inicialmente em regime fechado e sem o direito de recorrer em liberdade, além do pagamento de multa.
O réu já estava preso desde o dia 09 de março em cumprimento de mandado de prisão preventiva decretado pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Tauá, nesse mesmo processo.
Veja o trecho do Despacho da Juíza Dra. Carliete Roque Gonçalves Palácio


Repórter Wilrismar Holanda