
Aiuaba teve situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal devido a estiagem
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência nos municípios de Aiuaba e Parambu, na Região dos Inhamuns, devido a estiagem.
A Portaria foi publicada na Edição de hoje (05), do Diário Oficial da União. No Ceará, o município de Paraipaba também teve situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, mas por causa de chuvas intensas.
Aiuaba
O Decreto (veja no link anexo abaixo) foi assinado pelo Prefeito Ramilson Moraes, no dia 15 de maio desse ano pelo período de 180 dias, devido a irregularidade das chuvas caídas no município.
O Açude Benguê, responsável pelo abastecimento de água da cidade e de comunidades rurais acumula atualmente 40,03% do seu volume total. Com capacidade para 18 milhões de m³, está com 7 milhões 210 mil m³.
Clique Aqui e veja a Portaria do MIDR
Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Repórter Wilrismar Holanda
Maria Edjane Pereira De Lima
05 jun 2023Sempre juntos com a população
Maria Edjane Pereira De Lima
05 jun 2023Sempre juntos com a população
Maria Edjane Pereira De Lima
05 jun 2023Sempre juntos com a população