Barragem do Trici, que abastece Tauá, está no volume morto
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (19), a situação de emergência em Tauá e 13 cidades atingidas por desastres naturais em nove estados do País.
Em Tauá, o Decreto Municipal reconhecido pelo Governo Federal está relacionado a estiagem, impossibilitando a recarga hídrica dos 3 maiores açudes do município (Várzea do Boi, Favelas e Barragem do Trici), que acumulam em torno de 5% do volume total. O abastecimento da cidade está comprometido e a população aguarda o início do funcionamento de uma adutora que transportará água de uma distância de cerca de 40km do Açude Arneiroz II, no município de Arneiroz, para a normalização da oferta de água nos bairros da cidade.
Outras cidades
Estão na lista também com Decretos de situação de emergência provocada pela estiagem, as cidades Casa Nova, Chorrochó e Quijingue, na Bahia; Cacimbas e Cajazeirinhas, na Paraíba; Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte; Barra do Triunfo, no Rio Grande do Sul; e Curral Novo do Piauí, no Piauí.
Por outro lado, foram atingidas por chuvas intensas as cidades de Vargem Grande e Timon, no Maranhão; Doutor Severiano, no Rio Grande do Norte; e Balneário Barra do Sul e Itapema, em Santa Catarina.
Veja o Decreto
Repórter Wilrismar Holanda
Tauá Melhor
20 mai 2023Com isso mais recursos serão enviados para abastecer as contas dos políticos, pq não resolvem, para ter desculpa de gastar o dinheiro em benefício próprio, quantos poços profundo foram feitos e não funcionam por incompetência desses políticos