O Município de Tauá celebra nesta quarta-feira (03), seus 221 anos de Emancipação Política. As comemorações foram abertas na última segunda-feira (01) e se estenderão até a próxima sexta-feira (05), com uma vasta programação.

No Dia do Município, haverá uma Alvorada Festiva às 5h da manhã no pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade. Em seguida, às 8h haverá a Revista Oficial das Tropas das Forças Municipais de Segurança Municipais (Prócidadania, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito e Bombeiros Civis), pela Prefeita Patrícia Aguiar e demais autoridades municipais, seguida da Cerimônia de Hasteamento dos Pavilhões Oficiais do Município de Tauá, do Estado do Ceará e do Brasil.

A Lei Municipal nº 1542 de 267 de março de 2008, estabelece o Feriado Municipal no aniversário de Emancipação Política. Nessa data, os bancos, repartições públicas e setores do comércio não funcionam.

Confira o restante da Programação

- TAUÁ EDUCADO
08h30min: PROGRAMA EDUCA TAUÁ
- Entrega de Ônibus Escolar com Acessibilidade   
- Apresentação de Imagens e Inauguração Simbólica de 12 Brinquedo-Creches em Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil
- Entrega de Kits Tecnológicos às Escolas Municipais (64 notebooks – 32 smartvs – 54 impressoras e 54 roteadores) 
- Apresentação e Entrega de Uniformes aos 47 Monitores do Transporte Escolar 
- Entrega do Fardamento Escolar aos Alunos das Escolas de Ensino Fundamental Joaquim Pimenta, Maria do Livramento Barreto da Costa Leitão, Teresa Aragão Serra e Dondon Feitosa
- Entrega de Conjuntos de Brinquedos Diversos às Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil

10h00: Lançamento do Curso de Aceleração do Aprendizado na Língua Inglesa 
- Entrega de 35 tablets aos alunos da rede municipal de ensino que farão a Prova de Avaliação e Conceito do Curso de Inglês Avançado
Local: Praça da Juventude
Bairro Aldeota 

TARDE/NOITE
- TAUÁ ESPORTIVO

18h00: Inauguração da Areninha Maykon Gomes Coutinho 
Local: Rua Maria Lídia Antunes - Bairro Alto Nelândia

- TAUÁ EMPREENDEDOR
19h00: Feira da Mulher Empreendedora de Tauá – FEMET
Local: Praça Capitão Citó
Rua Cel. Lourenço Feitosa - Bairro Centro 

TAUÁ RELIGIOSO
20h00: TAUÁ CANTA PARA CRISTO 

- Show Gospel com a Cantora Fernanda Brun, em comemoração do Dia Municipal do Evangélico
Local: Praça Dr. Alberto Feitosa Lima
Rua Cel. Lourenço Feitosa - Bairro Centro 

04/5 – QUINTA-FEIRA
MANHÃ

TAUÁ TECNOLÓGICO
09h00: Entrega de Smartphones para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias

- TAUÁ ILUMINADO
10h00: Lançamento e Apresentação do Programa Municipal de Universalização da Iluminação Pública de LED 
- Secretaria Municipal de Infraestrutura, Conservação e Serviços Públicos
- Companhia de Inteligência Urbana e Serviços S/A - URBANTECH.
Local: Auditório do CECITEC - Centro de Educação e Ciências e Tecnologias 
Rua Solon Medeiros, S/n - Br 020 - Bairro Bezerra e Sousa

TARDE/NOITE

- TAUÁ TECNOLÓGICO
17h30: MOBITAUÁ - Lançamento do Aplicativo Tecnológico de Mobilidade e Transporte de Pessoas de Tauá
- Entrega de Smartphones para os Agentes de Trânsito
Local: Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Tauá 
Praça Henrique Andrade, 34 – Centro - Bairro Centro

TAUÁ ARTESÃO
18h00: Inauguração da Reforma do Centro de Artesanato Luzia Anastácia 
18h30: Inauguração da Praça do Artesanato Prefeito Genésio Rodrigues de Loiola
Local: BR-020 - Bairro Alto Brilhante

05/5 – SEXTA-FEIRA
MANHÃ

- TAUÁ ACOLHEDOR
08h00: Abertura da Conferência Municipal da Assistência Social
Local: Centro Pastoral São José 
Av. Chermont Alves, s/n – Bairro Dr. José Ózimo

TAUÁ TECNOLÓGICO

10h00: Assinatura de Convênio com o Instituto Federal do Ceará para a instalação da Academia da Apple em Tauá 

11h00: Ordem de Serviço da Obra de Recuperação da Sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Empreendedorismo   
Local: Auditório do IFCE
Rua Antônio Teixeira Benevides, 1 - Planalto dos Colibris

História do Município

Em 1708, Lourenço Alves Feitosa recebeu uma sesmaria situada nas ribeiras do rio Jucás, para o estabelecimento de uma fazenda. As sesmarias eram terras dadas pelos reis de Portugal para quem quisesse cultivá-las. Dez anos mais tarde, o capitão Luís Coelho Vital foi chamado para conquistar e povoar uma larga e extensa faixa de terra dentro daquela sesmaria, nos famosos Sertões dos Inhamuns.

Anos mais tarde, precisamente em 13 de março de 1724, Lourenço Alves Feitosa recebeu do atual dirigente da Capitania do Ceará Grande, Manuel François, mais três léguas de terras situadas nos caminhos dos Inhamuns. Nessa mesma época, eram concedidas diversas sesmarias, entre elas uma situada nas margens do rio Jaguaribe para o capitão Geraldo Monte, que se tornou inimigo de Lourenço Alves Feitosa, pela proximidade entre suas terras.

Durante muitos anos ocorreu uma terrível luta entre Monte e Feitosa, com a participação de diversas localidades, cujos nomes servem de exemplo para aquela fase: Riacho do Sangue, Trincheiras, Cruzes, Tropas, Emboscada. Após essa luta, diversas outras também aconteceram e foram importantes para a formação da sociedade local.

Podemos citar os confrontos entre os Araújos e Maciéis, os Viriatos e Calangos e os Cunhas e Patacas. Após essas lutas, Tauá surgiu como um pacato lugarejo, em pleno sertão dos Inhamuns. Em uma portaria de 14 de dezembro de 1801, foi indicado o ouvidor da Capitania Gregório da Silva para viajar até aquela localidade e estudar a possibilidade de sua elevação à vila.

Foram prestadas diversas homenagens à comitiva pela população e, em cerimônia realizada com a presença de todos, foi lida a ata que erigia a povoação em Vila com a denominação de São João do Príncipe, a 03 de maio de 1802. A igreja na localidade foi instituída em 17 de agosto de 1852, sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade. A criação da comarca data de 1836, pela Lei Provincial no 52, de 25 de setembro.

Comarca é uma divisão territorial representada pelo Poder Judiciário. Em 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca Proclamou a República no nosso país. Em seus primeiros dias, procurou-se eliminar todos os traços do extinto regime monárquico.

Uma das conseqüências dessa nova ordem foi a mudança da designação da Vila para São João do Príncipe dos Inhamuns, em 02 de fevereiro de 1889. Esse nome veio a ser substituído pela Lei no 485 de 14 de outubro de 1898 pelo seu atual nome: Tauá. Pela Lei Estadual no 2677 de 02 de agosto de 1929, a vila foi transformada em cidade na administração de Dr. Manuel do Nascimento Fernandes Távora, primeiro interventor federal no Ceará.

Em 1933, a divisão administrativa fixou para o município os distritos de Tauá, Flores, Cococi, Arneiroz, Barra Nova, Santa Catarina, Marrecas e São Pedro da Cachoeirinha, exceto Marruás, distrito enquadrado neste mesmo ano no município de Maria Pereira, atual Mombaça. Marruás só foi incluído em Tauá no ano seguinte. Em 1937, o município foi acrescido do distrito de Santo Antônio das Carrapateiras, enquanto o de Santa Catarina se transferiu para Saboeiro.

Na divisão territorial seguinte, em 30 de dezembro de 1943, o município conservou os distritos, tendo apenas alterados alguns de seus nomes: Nova Cruz, Cachoeirinha e Flores passaram a se chamar Inhamuns, Parambu e Trici.

Em 15 de setembro de 1956, o então governador Paulo Sarasate desmembrou do município de Tauá os distritos de Parambu e Cococi, criando uma nova unidade municipal com sede em Parambu. No ano seguinte, foi a vez do distrito de Arneiroz ser elevado à categoria de município. Significado do nome Tauá e dos Inhamuns Existem diversas interpretações diferentes para o significado da palavra Tauá.

Uma delas é “barro vermelho”, palavra indígena. Outra afirma que Tauá quer dizer Cidade Antiga, ou Aldeia Antiga. Podemos citar também: “barro amarelo”, “solo tipicamente laterizado” e “palmeira do Brasil”. A origem da palavra Inhamuns é de denominação indígena, tribo que habitava o alto sertão dos inhamuns – “Índios Jucás”.

Já José de Alencar diz que Inhamuns também quer dizer “Irmão do Diabo”. Primeiros habitantes da região Quando os colonizadores chegaram aos Inhamuns, já encontraram algumas tribos indígenas naquelas terras. Eles chamavam-se Jucás e Genipapos.

Os Jucás eram aldeados no Arneiroz e os Genipapos nas terras mais próximas da fronteira com o Piauí. Para demarcarem seu território e defender-se dos ataques inimigos, os Jucás construíram uma fortaleza no Saco do Coronzó, conhecida como as Muralhas Rochosas, que fica ao lado da Serra Grande.

Com a chegada dos colonizadores, as famílias que dominaram a região, inicialmente foram os acima citados Feitosa e Monte, representados por seus chefes: Lourenço Alves Feitosa e Geraldo Monte. Já foi citada a luta entre essas duas famílias, que foram pioneiras nessas terras.

Hino Oficial do Município de Tauá

*Com informações do NIC/PMT 

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA