Tauá aparece entre as 10 cidades mais quentes do Estado do Ceará no mês de fevereiro. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Apesar se ser início do período da quadra chuvosa, que ainda não se caracterizou, não há refresco nem nessa época do ano em regiões do Sertão Central, dos Inhamuns e Norte, por exemplo, onde a temperatura beira os 40ºC. Jaguaribe, inclusive, aparece entre as cidades mais quentes do País.
A cidade teve a maior média de temperatura do mês no Estado com 36,3ºC, mas chegou a 39,2ºC no dia 13 de fevereiro. Morada Nova (35,2ºC), no Vale do Jaguaribe, e Quixadá (34,3ºC) aparecem na sequência dessa lista quente.
- Jaguaribe: 36,26ºC
- Morada Nova: 35,2ºC
- Quixadá: 34,3ºC
- Quixeramobim : 34,2ºC
- Crateús: 34ºC
- Tauá: 33,05ºC
- Sobral: 32,7ºC
- Iguatu: 32,15ºC
- Itapipoca: 31,4ºC
- Tianguá: 28ºC
Algumas características dos municípios cearenses explicam esse calor todo. Em comum, o clima semiárido, que tende a registrar temperaturas mais altas. Além disso, apesar das chuvas, esse período é, na verdade, do verão.
"Se confunde muito aqui no Ceará o inverno com a chuva, mas não tem nada a ver. O que demarca o inverno são as temperaturas mais baixas, que no Brasil acontecem a partir de junho", explica o geógrafo Alexandre Queiroz.
Site: Diário do Nordeste
Foto: Rodrigo Araújo