
Foram prorrogadas até quinta-feira (09), as inscrições do Concurso I Mestre Artesão de Tauá. O Aditivo ao Edital foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (07), pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento, Tecnológico, Científico e Empreendedorismo.
O novo prazo de inscrições se estenderá até quinta-feira (09). Já na sexta (10), será divulgada a lista das inscrições deferidas. O cronograma estabelece ainda, que no período de 13 a 17 de março, a Comissão Avaliadora analisará as peças apresentadas pelos candidatos inscritos.
Inscrições
Os interessados poderão se inscrever por meio do site do município no endereço https://premiomestreartesao.taua.ce.gov.br/ ou de forma presencial na sede da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e Empreendedorismo situada à Rua Abigail Cidrão S/N, Bairro Colibris.
Para as inscrições presenciais, o artesão deve preencher a ficha disponível no local da inscrição, anexar o comprovante do enquadramento profissional de artesão, entregar a ficha técnica e a peça/produto artesanal inscrito para concorrer ao prêmio identificando a categoria irá concorrer.
Já quem optar a inscrição feitas on-line, deve imprimir a ficha de inscrição preenchida no site, anexar o comprovante do enquadramento profissional de artesão à ficha de inscrição, entregar a ficha técnica e a peça/produto artesanal dentro do prazo previsto no Edital.
Temática
As peças produzidas pelos artesãos terão como temática “Tauá histórico e cultural” e deverão representar a história, memoria e/ou cultura do município no presente ou passado.
Serão aceitas peças produzidas nas seguintes tipologias artesanais:
1) Fios, tecidos e pintura artesanal.
2) Couros, peles, penas.
3) Argila.
4) Ceras, massas e parafina.
5) Chifres, ossos e cascos.
6) Pedras.
7) Fibras vegetais.
08) Madeira.
09) Metais.
10) Sementes, cascas, cabaças, raízes, flores e folhas secas.
As peças inscritas não serão devolvidas ao artesão após o prêmio e passarão a compor o acervo do Centro Público de Artesanato e Economia Solidária Luíza Anastácia para exposição de peças artesanais não podendo ser comercializadas.
Concurso
A disputa se dará em duas categorias:
CATEGORIA 01: Fios e tecidos; Pintura artesanal. Couros, peles, penas; Chifres, ossos e cascos.
CATEGORIA 02: Fibras vegetais; Madeira; Sementes, cascas, cabaças, raízes, flores e folhas secas.
CATEGORIA 03: Argila; Ceras, massas e parafina; Pedras; Metais.
Os vencedores de cada categoria receberão um prêmio individual de R$ 2 mil em dinheiro e troféus, totalizando R$ 6 mil.
A cerimônia de divulgação e premiação dos ganhadores está marcada para o dia 18 de março.
Clique Aqui para ler o Edital e fazer sua inscrição
Repórter Wilrismar Holanda