.jpg)
O distrito de Marrecas, na zona rural de Tauá, registrou as maiores chuvas da Região dos Inhamuns, entre a noite de ontem (23) e a manhã de hoje (24).
Na localidade de Monte Cristo, foram registrados 120mm, segundo informou o sr. Miguel Cidrão, ao Departamento de Jornalismo da Rádio Difusora dos Inhamuns. A localidade é uma das que mais choveu em 2023 em todo o município.
Um pluviômetro credenciado da Funceme mediu 80mm de chuva na Fazenda Curisco. Já na Fazenda Cajazeiras, a chuva foi de 70mm, informada pelo morador Rozendo Gonçalves.
As precipitações banharam localidades de todos os distritos do Município.
Tauá
Já na cidade, a chuva foi de 28.2mm. A medição foi informada pelo técnico Nário Costa, da Estação Meteorológica vinculada ao INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). No dia anterior, a precipatação foi de 10.2mm.
Tauá passou 9 dias sem registro de chuvas e as precipitações voltaram a cair a partir da noite de quarta-feira de cinzas, 22 de fevereiro.
Ceará
Na manhã desta sexta-feira (24), mais de 150 municípios em todas as regiões do Estado registraram precipitações, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As 10 maiores chuvas em 24 horas, inclusive, ficaram no interior do Ceará:
- Altaneira: 107 mm
- Icó: 92.3 mm
- Limoeiro do Norte : 85 mm
- Tauá: 80 mm (Faz. Curisco)
- Russas: 75.8 mm
- Caririaçu: 66 mm
- Milagres: 63.5 mm
- Maranguape: 62 mm
- Senador Pompeu: 61 mm
- Abaiara: 60 mm
Clique Aqui e veja o Boletim da Funceme
Alerta para chuvas e ventos fortes no final de semana
As fortes precipitações devem continuar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas, de até 100 milímetros por dia, e rajadas de vento de até 100km/h em 91 municípios do Ceará.
O alerta é classificado como nível 2 de perigo, e aponta que há “risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”. As condições podem ocorrer até às 10h deste sábado (25).
A Região dos Inhamuns não incluída no alerta emitido.
Repórter Wilrismar Holanda
*Com informações do Diário do Nordeste