
A área do 13º Batalhão de Polícia Militar sediado em Tauá, com abrangência em 8 municípios da Região, foi o destaque positivo do Estado do Ceará no primeiro mês de 2023.
A estatística foi divulgada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mostrou que na Área Integrada de Segurança (AIS) 22, que engloba os municípios de Tauá, Quiterianópolis, Parambu, Arneiroz, Aiuaba, Catarina, Mombaça e Piquet Carneiro, pertencentes a jurisdição do 13º BPM, foi a única sem nenhum registro de mortes violentas.
Nos últimos meses, o Batalhão teve um reforço policial após a conclusão do Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar com 40 homens e mulheres, onde a grande maioria permaneceu na Região e foi destinada para os municípios de Tauá, Parambu e Mombaça.
Força Tática

O reforço no efetivo possibilitou ao Comandante do 13º BPM, Tenente Coronel Vasconcelos, com o esforço do Comandante da 1ª CIA, Tenente Ricardo Feitosa e o Major Rafael, a criação de 4 equipes da Força Tática, mesclando policiais experientes e novatos, que atuam 24h por dia nas diversas operações em todos os municípios da área do Batalhão.
Com um mês de atuação, o Força Tática correspondeu as expectativas dos comandantes e da população, ao apreender 8 armas de fogo, 2 simulacros, recuperar 4 veículos roubados, cumprimento de 4 mandados de prisão e realizar a maior apreensão de drogas da história do munícípio de Tauá, num total de 6kg.
Vale destacar também, o trabalho do CPRAIO e POG, Polícia Civil, além das Forças de Segurança dos municípios.
Mortes aumentaram na Região Metropolitana, mas diminuíram em Fortaleza e no interior
O índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) caiu em Fortaleza e no Interior do Ceará. Na Capital houve redução de 22,7% no início deste ano. Ao todo, em Fortaleza foram 51 casos em janeiro deste ano, contra 66, registrados em igual período do ano anterior.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), "esse é o melhor resultado desde setembro de 2019, quando Fortaleza apresentou 44 mortes violentas". No Interior foram contabilizados 120 CVLIs.
Conforme estatísticas da SSPDS, foram 80 mortes violentas registradas nos primeiros 31 dias de 2023 e 57 em janeiro do ano passado.
Em todo o Estado foram 251 CVLIs. Destes, sete feminicídios nas cidades de Jaguaribe, São João do Jaguaribe (2), Nova Oriente, Pentecoste e Iguatu (2).
*Com informações do Blog do Wilrismar/Diário do Nordeste