.jpg)
Os primeiros três meses da quadra chuvosa no Ceará – fevereiro, março e abril – têm 50% de probabilidade de ficarem acima da média. Há, ainda, 40% de possibilidade de que o trimestre feche com chuvas em torno da normal climatológica e somente 10% de chance de o período ficar abaixo da média histórica.
O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (20), pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em coletiva de imprensa realizada no Palácio da Abolição. Participaram do evento o presidente do órgão, Eduardo Sávio Martins; presidente da Cagece, Neuri Freitas; presidente da Cogerh, João Lúcio.
Ao divulgar o prognóstico, Eduardo Sávio, reforçou que as condições dos oceanos Pacífico e Atlântico são favoráveis e se mostrou otimista com o cenário para os próximos meses, contudo, fez uma ressalva para o período inicial da quadra chuvosa.
"Em fevereiro podemos ter um mês com alguns veranicos -- intervalo com ausência de chuva -- o que pode afetar a agricultura de sequeiro em algumas regiões, mas nos demais meses a tendência é de precipitações bem maiores", explicou Sávio.

Legenda: Eduardo Sávio, presidente da Funceme, apresentou o prognóstico das chuvas para o trimestre fevereiro-março-abril, no Ceará
Um dos fatores que influenciam diretamente a quadra chuvosa no Ceará é a atuação da La Niña ou do El Niño. Este último é um fenômeno que consiste no aquecimento anormal das águas e que altera as condições de chuva no Nordeste. Geralmente quando ele atuando, as chuvas tendem a ser mais diminutas no Ceará.
Site: Diário do Nordeste