Portaria publicada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, reconhece situação de emergência no município de Mombaça, devido a seca, caracterizada pela ausência prolongada de chuvas.

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Outras cidades

Também tiveram situação de emergência reconhecidas pelo MDR, as cidades Casa Nova e Queimadas, na Bahia, Itapipoca, no Ceará, Bernardino Batista, Junco do Seridó e Tacima, em Pernambuco, e São Paulo do Potengi, no Rio Grande do Norte, que passam por um período de estiagem.

 Poço Redondo, em Sergipe, enfrentam a seca, que é uma ausência de chuvas ainda mais longa do que a estiagem.

Já Baixa Grande, na Bahia, Caruaru e São Benedito do Sul, em Pernambuco, e Abelardo Luz, Campo Erê e Ibicaré, em Santa Catarina, enfrentaram chuvas intensas. Em Minas Gerais, a cidades de Campos Gerais foi atingida por queda de granizo.

Em Santa Catarina, o município de Saudades passou por inundações.

Repórter Wilrismar Holanda

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA