O Ministério do Desenvolvimento Rural reconheceu situação de emergência no município de Quiterianópolis por causa da seca. A Portaria foi publicada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (28). 

Nessas últimas semanas, a Operação Carro Pipa gerenciada pelo Exército, estava paralisada no município e com a liberação de recursos anunciada pelo Governo Federal, o abastecimento de água das comunidades deverá ser retomado nessa semana.

Barragem Colina

Segundo a Cogerh, a Barragem Colina, responsável pelo abastecimento de água da cidade, acumula hoje (29), um volume de 980 mil m³, equivalente a 22,89% de sua capacidade total.

O reconhecimento da situação de emergência possibilitará  a gestão municipal, solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Clique Aqui e veja a Portaria do MDR que incluiu outros municípios de 8 Estados da Federação

Repórter Wilrismar Holanda

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA