A Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar assinou ordens de serviços nesta segunda-feira (14), liberando em torno de R$ 11,5 milhões, para obras em aproximadamente 50km de estradas vicinais e a estruturação do Parque Ecológico do Quinamuiú. 

Estradas

Nessa etapa serão atendidas comunidades da Sede Distrital e dos Distritos de Trici e Marruás.

Foram liberados, R$ 2.994.432,10, para obras de piçarramento de 23km de estradas vicinais, contrução de 9 bueiros beneficiando as comunidades de Junco, Lustal, Tapera, Tiassol até a vila de Flores, sede do distrito de Trici.

Líder comunitário de Marruás, Lero Cavalcante, agradeceu pelos investimentos na malha viária do distrito 

Já na região de Marruás, a estrada terá 29,5km de extensão, entre as localidades de Alferes, Poço de Baixo até a vila de Marruás.

Nas duas estradas serão realizadas obras de regularização do subleito, implantação de camada de revestimento primário, construção de bueiros de concreto para facilitar o escoamento das águas pluviais, construção de valetas, saídas laterais e passagens abertas, visando proteger a pista de rolamento, tornando os trechos trafegáveis, mesmo em períodos invernosos.

Parque Ecológico do Quinamuiú

Localizado a aproximadamente 3,5 km da cidade de Tauá, tendo o seu acesso pela BR-020, o novo parque dará acesso a uma trilha ecológica, terminando no ponto mais alto do serrote onde será instalada uma estrutura metálica em formato de cruz, mas mantendo o cruzeiro original. Para a trilha, serão limpos os caminhos e colocados guarda-copos nas laterais da praça. Na entrada do parque estão previstas vias de acesso e um espaço reservado para estacionamento. No interior do parque haverá quiosques e banheiros, além de blocos administrativos.

Passagem de pedestres

No percurso da trilha, nos trechos que atravessam cursos d'água, serão construídas pequenas pontes para a travessia segura dos visitantes. As laterais da ponte terão guarda-copos de madeira.

Pórtico de entrada

Na entrada do parque será construído um pórtico com guarita feita de concreto armado e coberta em telha cerâmica apoiada em estrutura de madeira.

O pórtico será revestido com pedra e terá um gradil delimitando a entrada da obra.

Academia ao ar livre e gazebo
Serão construído gazebos no caminho da trilha, assim como academias ao ar livre.

Instalações elétricas
A iluminação do parque terá postes de concreto circular com lâmpadas de vapor de sódio e luminárias LED, acionadas por relé fotoelétrico. Já a trilha terá postes de concreto circular com luminárias solares.

A solenidade foi prestigiada pelo ex-vice-governador Domingos Filho, Vice-prefeita Dra. Fátima, veradores, secretários municipais, lideranças comunitárias e representantes das construtoras responsáveis pela execução das obras.

Mais estradas

Patrícia Aguiar disse que nos próximos dias deverão ser autorizadas obras de asfaltamento das estradas ligando a vila de Vera Cruz e localidade de Lagoa do Eufrasino, no distrito de Inhamuns, e da estrada que liga a localidade de Missão à BR-020, no distrito de Marrecas.

A prefeita aguarda a liberação dos recursos para construção de estradas no distrito de Carrapateiras. Ela agradeceu o empenho do Dep. Federal Domingos Neto, responsável pela viabilização dos recursos necessários aos investimentos que irão melhorar os acessos entre as comunidades e a sede do Município.

Repórter Wilrismar Holanda

*Com informações do NIC/PMT

 

 

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA