
O Governo do Ceará prepara a distribuição dos vale-gás de cozinha para auxiliar as famílias em situação de maior vulnerabilidade social, durante o período de enfrentamento ao coronavírus. Em decreto publicado nesta terça (21), o governador Camilo Santana regulamentou os critérios que irão nortear a distribuição. A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) será a pasta responsável por operacionalizar o benefício.
“Nós selecionamos as famílias de menor renda que estão cadastradas no Bolsa Família. Pegamos o corte dessas famílias e aumentamos. Saímos de 200 mil para cerca de 250 mil famílias. Esse vale virá com o nome do beneficiário e vamos pedir apoio aos prefeitos para a distribuição em todos os municípios”, destacou o governador Camilo Santana.
De acordo com o decreto, o programa social de distribuição de gás pretende ofertar o gás em botijão como auxílio para amenizar os impactos sociais decorrentes da Covid-19. Para ser contemplada com o benefício, a família precisa, além de estar inserida no Cadastro Único, ser beneficiária do Cartão Mais Infância ou do programa Bolsa Família com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34; ou ainda ter jovens inseridos no programa Superação.
De acordo com a titular da SPS, Socorro França, a Secretaria está cuidando de todas as tratativas para fazer essa entrega o mais rápido possível. “Sabemos do alívio financeiro que a recarga do gás irá trazer a essas famílias em situação de vulnerabilidade. Estamos, ao mesmo tempo, buscando a parceria das secretarias municipais e correndo com o trâmite administrativo para que esses botijões cheguem, no menor prazo possível, às casas dos beneficiários”, observa.
A identificação dessas famílias foi um esforço conjunto entre SPS e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Identificadas as famílias, a SPS agora irá adquirir os botijões e entregar às famílias o chamado vale-gás de cozinha. A empresa contratada será responsável pela logística de entrega dos botijões às famílias beneficiárias.
Site: Governo do Estado
tailane
24 abr 2020Será se vão distribuir mesmo por que se for eu quero um pq tou precisando também meu ta quais secando
tailane
24 abr 2020Será sevão ddistribuir mesmo por que se for eu quero um pq tou precisando também meu ta quais secando