A Barragem do Trici teve novo aporte hídrico após as chuvas caídas no último final de semana no município de Tauá. Com a sangria dos açudes das localidades, Piau (2ª vez) e Açude dos Maias, no distrito de Trici, o volume aumentou 10 centímetros totalizando 4 milhões 800 mil e 300 metros cúbicos, segundo o monitoramento feito na manhã de hoje (05), pelo administrador da Barragem, José Mota.

As chuvas de janeiro provocaram aumento de 70 centímetros na capacidade hídrica do manancial que abastece a cidade de Tauá. Em fevereiro, não houve aporte e na primeira quinzena de março, houve um aumento de 30 centímetros, totalizando exatamente um metro de recarga nesse trimestre.

O volume continua muito baixo, menos de 30% da capacidade total e a água existente atualmente no reservatório não é suficiente para garantir o abastecimento de Tauá até o final do ano.

O Governo do Estado por meio da Cagece e Cogerh está construindo a adutora do Açude Arneiroz II, numa extensão de  para Tauá, com previsão de conclusão para o início do segundo semestre de 2022. A obra terá 40,475km de extensão com um investimento de R$ 57,324 milhões. Quando estiver concluída, a população passará a receber água do maior reservatório da Região dos Inhamuns, situado no município de Arneiroz.  

Repórter Wilrismar Holanda

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA