Ocorreu ontem (02), a posse de Izolda Cela à frente do Governo do Estado do Ceará. O então Governador Camilo Santana renunciou ao cargo na última sexta-feira (01). A publicação foi feita no Diário Oficial. 

Às 18h30min, teve início o ato de transmissão do cargo no Palácio da Abolição. Ao discursar, o ex-governador fez um balanço da gestão, ressaltando projetos de destaque, como as escolas de tempo integral e o programa Mais Infância. Ele também fez críticas ao Governo Federal. "Não nos rendemos aos negacionistas, principalmente aqueles que ocupam as mais altas esferas de poder", disse Camilo.

Ainda pela tarde, aconteceu a sessão solene para o compromisso e posse de Izolda Cela como chefe do Executivo estadual. Camilo Santana não participou da solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará.

Ao chegar à AL-CE, Izolda foi recebida por três das cinco deputadas estaduais: Érika Amorim (PSD), Augusta Brito (PCdoB) e Aderlânia Noronha (SD). 

Deputadas da AL-CE

Legenda: Deputadas da AL-CE ficaram na linha de frente na chegada de Izolda à AL-CE

Foto: Wagner Mendes

Em seu primeiro discurso no cargo, Izolda ressaltou a representatividade de ser a primeira governadora do Ceará e reforçou compromissos de sua gestão, seguindo os princípios que herda da gestão do ex-governador Camilo Santana (PT).

"A primeira palavra é de agradecimento, gratidão ao Poder Legislativo estadual, pelo inarredável compromisso com aquilo que deve nortear a politica e seus agentes, as mais genuínas e republicanas causas projetos e ações direcionadas às necessidades da população, ao crescimento econômico e desenvolvimento sustentável, a elevação do perfil educacional e cultural da população, a redução da deigualdade e da justiça social", pontuou Izolda.

A governadora se emocionou ao agradecer o apoio da família em sua trajetória. Ela também fez elogios a Camilo Santana e reforço o desejo de manter a parceria com os outros poderes.

 

Izolda, Ciro e Evandro Leitão

Na sequência, Izolda Cela e os parlamentares estaduais seguiram para o Palácio da Abolição, onde, ocorreu a cerimônia de transmissão do do governador Camilo Santana para Izolda Cela.

PRIMEIRA MULHER GOVERNADORA

Nascida e crescida em Sobral, na Região Norte do Ceará, Izolda Cela é a primeira mulher a efetivamente governar o Ceará. Eleita vice-governadora, ela assume o cargo por conta da renúncia de Camilo Santana (PT) ao cargo de governador para se viabilizar como possível candidato ao Senado em 2022.

Secretária de Educação do governo de Cid Gomes nos dois mandatos, Izolda concorreu pela primeira vez a um mandato eletivo em 2014, quando foi eleita vice-governadora junto de Camilo Santana - chapa que foi reeleita em 2018.

 

Izolda na assembleia legislativa

Legenda: Izolda Cela durante leitura do termo de posse na Assembleia Legislativa do Ceará

Foto: Thiago Gadelha

CARTA DE RENÚNCIA

Na sessão extraordidária da Assembleia Legislativa do Ceará, iniciada às 16h15, para a leitura da carta de renúncia do agora ex-governador Camilo Santana. O texto foi lido pelo primeiro secretário da Casa, deputado Antônio Granja (PDT). 

Com o plenário lotado, a solenidade conta com a presença de deputados estaduais e federais, além de lideranças partidárias, como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, segunda na linha de sucessão do Governo do Estado, também está presente assim como o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).  

O presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), aproveitou para elogiar a gestão de Camilo Santana. 

"Fica o agradecimento para aquele que foi, sem dúvidas, um dos melhores governadores que o Estado já teve. Pelo esforço, pela dedicação, pelo talento, enfrentando momentos dificílimos, momentos desafiantes, mas que com serenidade, com muita prudência, com muito equilíbrio, conseguiu superar", ressaltou.

Assista a cerimônia 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Site: Diário do Nordeste

 

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA