.jpg)
A Câmara Municipal de Tauá debateu sobre vários assuntos na Sessão Ordinária desta segunda-feira(13), dentre eles, a Operação Pipa, transporte de pacientes que fazem hemodiálise, Código de Obras e Posturas, dentre outros.
Votações
Foram aprovados vários Projetos de autoria dos vereadores denominando estradas vicinais no Município, Requerimentos e Moções. O Vereador Érico Lima(PSD) pediu explicações da agência do INSS de Tauá e Gerência Executiva de Sobral, sobre a falta de médico perito para atender aos segurados da Previdência Social no Município.
Já o Vereador Fúlvio Gonçalves(PSB), requereu informações da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste sobre a quantidade de funcionários em atividade atualmente na agência de Tauá e se existe previsão de novas admissões e lotações. O parlamentar justifica que em alguns setores há carência de servidores, provocando atraso no atendimento dos clientes do Banco. Em outro Requerimento, Fúlvio pediu que o Gerente Regional da Enel seja convidado para prestar esclarecimentos sobre o atendimento na Loja Comercial de Tauá, alvo diário de reclamações e denúncias de má qualidade na prestação do serviço.
Dois projetos de autoria do Poder Executivo começaram a tramitar na Casa, um propondo a abertura de Crédito Adicional Especial no valor de R$ 40 mil e o outro institui o Programa Tauá Solidário. As matérias deverão ser votadas na próxima sessão.
Tribuna
Os vereadores, Luis André(PSB), Érico Lima(PSD) e Fúlvio Gonçalves(PSB) usararam a Tribuna do Plenário e diversos assuntos foram debatidos.
Luis André abordou a problemática do abastecimento de água em comunidades do Distrito de Barra Nova e com os apartes dos colegas, o debate incluiu a Operação Carro Pipa, que está paralisada no Município há pelo menos um mês e a realização de uma audiência pública promovida na semana passada pelo Promotor de Justiça, Dr. Jucelino Oliveira, reunindo autoridades municipais, representantes das associações comunitárias e pipeiros, para tratar do problema.
O Presidente da Câmara Helder Castelo disse que nessa semana a Prefeita estará mais uma vez no Ministério do Desenvolvimento Rural, em Brasília, em busca de uma solução definitiva para o problema do manancial de captação de água para que os carros pipas voltem a abastecer as comunidades. Ele considerou um crime a atitude de alguns pipeiros que pegam água no Açude Broco para venderem à população como se fosse potável, quando o líquido não deve ser utilizado para o consumo humano. Também falaram sobre o assunto, os vereadores, Marco Aurélio, Vony Sousa, Argintino Filho e Fúlvio Gonçalves.
Luis André apelou ainda por providências quanto ao veículo que transporta pacientes que precisam fazer tratamento de hemodiálise em outras cidades, citando que na semana passada o veículo apresentou problema no sistema de refrigeração e o ar condicionado não estava funcionando. O vereador Marco Aurélio em aparte, esclareceu que a Prefeita já determinou a locação de um ônibus com ar condicionado enquanto busca recursos por meio de emenda parlamentar do Dep. Domingos Neto, para a aquisição de um ônibus 0km para maior conforto desses pacientes. Também foi lido pelo parlamentar um manifesto dos construtores de Tauá que aguardam o envio de um Projeto de Lei para regulamentar as dimensões de lotes de terrenos para a construção de moradias em Tauá. O assunto já foi debatido entre a Prefeita e a categoria e a matéria deverá chegar à Câmara nos próximos dias.
Érico Lima pediu maior fiscalização com o intuito de identificar quem são as pessoas que estão jogando lixo nas entradas da cidade de Tauá. Ele falou ainda que na semana passada foi arrombada uma Chácara pertencente ao ex-deputado Odilon Aguiar, de onde foram furtados objetos e abatidos porcos e criações, e disse ter tomado conhecimento de uma pessoa que estaria em uma moto vendendo carne no Bairro Aldeota ao preço de R$ 10,00, o quilo, quando o preço praticado no comércio é maior. Ao citar as caracteristicas do suspeito, ele disse que levará o caso ao conhecimento da Polícia Civil para adoção das providências.
Fúlvio Gonçalves justificou os Requerimentos apresentados, reforçou a cobrança pela volta da Operação Pipa e também fez um relato sobre as respostas encaminhadas pelas Secretarias Municipais sobre assuntos diversos, como, a entrega do leite do Programa PAA, regulamentação do serviço de táxi e maior atenção nas ações do Programa Tauá Vias, que trabalha a recuperação de estradas municipais.
Clique Aqui e veja a Pauta da Sessão
Assista a Sessão
Repórter Wilrismar Holanda