
Foram abertas nesta segunda-feira(16), as inscrições para o concurso da Polícia Militar do Estado do Ceará, para o preenchimento de 2 mil vagas. Os interessados terão até às 16h do dia 15 de setembro para realizarem suas inscrições. O salário é de R$ 4.192,72.
Serão 1.600 vagas para ampla concorrência, sendo 1.360 destinadas a homens e 240 para mulheres, e 400 vagas para cota racial (340 para homens e 60 para mulheres). Os candidatos devem ter o ensino médio completo e idade igual ou superior a 18 anos e até 29 anos, 11 meses e 29 dias completos já na data da inscrição dos aplicantes.
A taxa de inscrição para o concurso é de R$ 120. A isenção deverá ser solicitada até amanhã(18), no ato da inscrição.
A Fundação Getúlio Vargas, responsável pelo certame, informou que a impressão e o pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE)só estarão liberados na próxima segunda-feira, 23 de agosto. O DAE poderá ser impresso e pago em qualquer agente arrecadador. O requerimento de inscrição será cancelado caso o pagamento da taxa de inscrição (DAE) não seja efetuado até o dia 16 de setembro de 2021, primeiro dia útil subsequente ao último dia do período destinado ao recebimento de inscrições via Internet.
Podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição
- Servidor público
- Doador de sangue
- Alunos que estudam ou concluíram seus estudos em entidades de ensino público
- Alunos cujas famílias recebam renda de até dois salários-mínimos
- Pessoa hipossuficiente
Clique Aqui para ler o Edital e se inscrever
1ª: Prova Objetiva
2ª: Exame de Saúde
3ª: Avaliação Psicológica
4ª: Teste de Aptidão Física (TAF)
5ª: Investigação social
De acordo com a SSPDS, a prova objetiva do concurso está prevista para o dia 7 de novembro. Em decorrência da pandemia de Covid-19, a data da aplicação pode mudar e será confirmada com 30 dias de antecedência pela FGV, que também divulgará os locais de prova.
Serão 80 questões, distribuídas em dois módulos, sendo o primeiro de conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Raciocínio Lógico, Atualidades e História do Ceará).
Já o segundo módulo contará com conhecimentos específicos (Noções de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Noções de Direito Penal Militar, Processo Penal Militar, Noções de Direito Penal, Noções de Criminologia e Segurança Pública).
Os aprovados nas cinco etapas do certame passarão pelo Curso de Formação de Soldados, com duração de sete meses. O treinamento será realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE), que ofertará também uma bolsa remunerada de estudos.
Sites: Diário do Nordeste/FGV