
O governador Camilo Santana anunciou no fim da manhã deste sábado (17) que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 optou por manter o último decreto de flexibilização da economia e a regra de lockdown no fim de semana. Portanto, nenhum outro segmento recebeu autorização para reabrir de forma presencial.
"A decisão do Comitê de manter o decreto pelos próximo sete dias para a gente poder completar o ciclo epidemiológico de 14 dias e avaliar com mais segurança até porque ainda há uma pressão muito alta na demanda assistencial", explicou o gestor.
A única mudança no texto diz respeito a atividades físicas individuais em espaços públicos e abertos que poderão ser realizadas "por uma questão de saúde da população". Isto quer dizer que academias, clubes de ginástica e boxes de crossfit devem continuar fechados.
O secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, informou durante a live deste sábado (17) que o Ceará apresenta redução da Razão de Transmissão (Rt) da Covid-19. Quando o índice está acima de 1, há tendência de aumento de casos.
Conforme o titular da Pasta, até o último dia 4 de abril, apenas Fortaleza tinha Rt de 0,96. Embora estejam acima de 1, as demais regiões tiveram baixa na transmissão em relação ao mês de março. Os indicadores são: Cariri (1,12); Sobral (1,04), Sertão Central (1,07) e Litoral Leste/Jaguaribe (1,11).
"Temos ainda algumas um pouco acima de 1, mas todas estão reduzindo sua razão de transmissão", reforçou Dr. Cabeto.
Site: Diário do Nordeste