
O 40º Batalhão de Infantaria do Exército situado em Crateús, comunicou à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Tauá na noite de hoje(08), que a Operação Pipa será paralisada a partir desta terça-feira(09), no município.
A medida é reflexo da audiência realizada no Ministério do Desenvolvimento Regional no último dia 02 de fevereiro, em Brasília, entre o Ministro Rogério Marinho, Prefeita Patrícia Aguiar, Dep. Federal Domingos Neto, ex-dep. Domingos Filho e o secretário nacional da Defesa Civil, Alexandre Lucas. Na oportunidade, a gestora tauaense apresentou um laudo realizado pelo NUTEC, apontando elevado teor de salinidade da água do poço Mogno, situado na localidade de Pé Queimado, na zona rural do município de Aiuaba, após queixas das famílias atendidas pelos carros pipas. Após ouvir o pleito da prefeita, o Ministro determinou ao Exército, a imediata troca do manancial.
O Coordenador Municipal de Defesa Civil, José Hilton, disse ao Blog do Wilrismar ter sido comunicado pelo Exército que a partir desta terça-feira(09), a operação estará suspensa no município de Tauá para que seja escolhido um novo ponto de captação de água. Ele orienta que os pipeiros se abstenham de pegarem água no poço que vinha sendo utilizado para abastecer as comunidades.
Tauá tem 60 carros pipas cadastrados pelo Exército, atendendo em torno de 620 comunidades rurais.