
Em pronunciamento feito na sessão da Câmara Municipal realizada nesta segunda-feira(02), o Presidente Helder Castelo(PSD) defendeu a punição das construtoras vencedoras de licitações de obras públicas que abandonam os serviços antes da conclusão. Ele apontou a existência de 22 obras inacabadas no Município e pediu a lista das empresas que deixam o serviço pela metade e vão embora de Tauá. O vereador que é engenheiro civil, afirmou que segundo a legislação, as punições vão de advertência, multa, suspensão de realizar novas contratações com o Município e até declaração de idoneidade.
Outros assuntos
O vereador Vony(PSD) Sousa abordou a dificuldade enfrentada pelos agricultores dos 3 assentamentos federais existentes em Tauá na obtenção da DAP, que só pode ser emitida pelo Incra, o que tem prejudicado os assentados que não conseguem acessar os programas governamentais há pelo menos 4 anos. Ele abordou ainda a problemática da falta de iluminação enfrentada por várias comunidades do município, dentre elas, a vila de Bom Jesus.
Já o vereador Fúlvio Gonçalves(PSB) voltou a abordar a questão da geração de empregos e defendeu a realização de concurso público em Tauá. Ele pediu informações sobre a situação dos cargos comissionados no Consórcio de Saúde e o processo seletivo realizado pela Prefeitura no ano de 2019. O parlamentar alertou para a necessidade de serviços de recuperação e limpeza na parede do Açude da Vila de Santa Teresa. Em aparte, o veredor Marco Aurélio disse ter recebido um abaixo assinado com mais de 100 assinaturas também reivindicando melhoramentos para o reservatório.
A vereadora Pollyana Lima falou de visitas feitas em bairros e comunidades de Tauá relatando alguns problemas que vem sendo enfrentados pelos moradores. No Bairro Aldeota, ela pediu a reforma da quadra poliesportiva Irajá Alexandrino e reforçou o apelo pela regularização da iluminação pública nas comunidades, citando a localidade de Santo Antonio dos Gonçalves(Trici) e Guaribas. Também citou o problema de um esgoto no Bairro Aldeota e ao ligar para o Secretário de Infraestrutura, Dr. Mateus Mota, o problema foi resolvido cerca de 3h depois. Em aparte o vereador Wellington Cavalcante citou a limpeza realizada na localidade de Lagoa do Eufrasino. Marco Aurélio falou que em Santa Teresa, também foram realizados serviços de limpeza e Érico Lima também agradeceu por serviços de limpeza feitos no Bairro Alto Nelândia, ressaltando a rapidez da Seinfra no atendimento desses pleitos.
Vereadores também destacaram as respostas encaminhadas pelo Gabinete da Prefeita sobre as indicações e requerimentos aprovados em sessões anteriores, reivindicando ações diversas no município.
Clique Aqui e veja a pauta da sessão
Assista a sessão!
Repórter Wilrismar Holanda