O Governo do Ceará iniciou o Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2020/2021. Até o início do primeiro semestre do próximo ano, serão distribuidos 5,22 milhões de alevinos de tilápia, carpa, piau, curimatã e sardinha de água doce e beneficia cerca de 60 mil famílias que moram no entorno de mil barragens e açudes públicos. O investimento do Estado é de R$ 538.082,19 e a estimativa é que o projeto gere uma produção de 1,1 toneladas de peixe por ano.

Nessa semana estão sendo entregues 240 mil alevinos em cinco municípios nesta semana. Os peixes recém saídos do ovo chegam aos açudes e barragens públicas dos municípios de Pedra Branca e Solonópole, na quarta-feira (14); Piquet Carneiro e Jaguaribe, na quinta-feira (15); e Banabuiú na sexta-feira (16). O lançamento da ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário aconteceu na semana passada em Crateús.

“O compromisso do governo é, mesmo num período dramático de pandemia, assegurar segurança alimentar e renda para os mais humildes”, frisou Antônio Nei de Sousa, secretário executivo de Pesca do Desenvolvimento Agrário, às margens do açude Realejo. Segundo ele, a previsão é que o investimento público gere uma produção de mais de 1,1 mil toneladas de peixe e R$ 6 milhões em negócios rurais.

Para participar do programa, prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores podem fazer o pedido do Programa de Peixamento através de solicitação junto a SDA. Para acessar o repovoamento de um ou mais reservatórios, o solicitante deve informar seus dados, como nome e capacidade de armazenamento.

O pedido deve ser feito na sede da SDA, através de ofício, ou pelo email: peixamento.sda@sda.ce.gov.br.

Site: Governo do Estado

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA