Perito Criminal João Mesquita e Auxiliar de Perícia, Erasmo Sobreira do Núcleo da PEFOCE de Tauá, receberam a premiação do Governador Elmano de Freitas, Secretário de Segurança Roberto Sá, e do Perito-geral da PEFOCE Júlio Torres

O Núcleo da Perícia Forense da Região dos Inhamuns, sediado em Tauá, obteve o 1º lugar no Ceará, na produção de laudos em até 30 dias. A a cerimônia de premiação do ciclo 2025 do Sistema de Metas Integradas da Segurança Pública (Misp), ocorreu na última terça-feira (03/02),  no Centro Integrado de Segurança Pública, em Fortaleza, com as presenças do Governador Elmano de Freitas, Secretário de Segurança Pública do Estado, Roberto Sá,  do perito-geral da Pefoce Júlio Torres, além de outras autoridades estaduais e representantes vinculados à Secretaria da Segurança Pública.

O evento reconheceu profissionais e unidades que contribuíram para a melhoria dos indicadores de segurança, valorizando resultados obtidos por meio de produtividade, eficiência operacional e iniciativas inovadoras que qualificam o serviço prestado à população. Peça fundamental na persecução penal, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) esteve entre as instituições agraciadas, evidenciando o compromisso com a celeridade, a qualidade técnica e a padronização dos procedimentos periciais.

Núcleo da PEFOCE nos Inhamuns recebe premiação do 1º lugar

O 1º lugar entre os núcleos da Pefoce foi conquistado pelo Núcleo do Sertão dos Inhamuns, em Tauá, que atingiu 100% da produção de laudos no prazo de até 30 dias, alcançando 88,46% da pontuação estabelecida. Representaram a unidade os auxiliares de perícia Bárbara Silva Luciano de Lucena e Francisco Neyrivan de Sousa Pereira, em nome da equipe local. 

Na 2ª colocação ficou com o Núcleo da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza, que registrou 96,14% da meta de produção de laudos, com 88,46% da pontuação. Representaram o núcleo o perito criminal Douglas Henrique Duque Silva, a médica perita legista Ana Leopoldina Nogueira Rocha, a perita legista Samyra Maria Vieira Brasil Rocha e o auxiliar de perícia Ricardo Figueiras Rocha.

Já o 3º lugar foi do Núcleo dos Sertões de Crateús, com 84,61% da meta de laudos produzidos e 83,97% da pontuação. O núcleo foi representado pelo perito criminal Raimundo Alves Bezerra e pelo auxiliar de perícia Geovanny Bruno Leal de Queiroz.

Boas práticas

A Pefoce  do Ceará também foi destaque na categoria Boas Práticas, voltada a projetos de inovação e aperfeiçoamento dos serviços. Os peritos criminais Lêda Tálita Afonso Ferreira de Queiroz e Rodrigo Barreto Rosado de Miranda foram vencedores com o projeto Programa Integrado de Padronização, Capacitação e Melhoria dos Resultados Periciais, iniciativa que fortalece a uniformização de procedimentos, a qualificação profissional e a melhoria contínua dos resultados técnicos produzidos pela instituição.

Gratificações

O total de gratificações distribuído ao longo do ano, somando as do último quadrimestre, foi de R$ 102 milhões aos agentes. Foram contemplados policiais civis e militares, bombeiros militares, peritos e auxiliares de perícia. “Ganha a população, porque a violência vai diminuindo, e ganha o policial, porque ele é reconhecido, já que isso resulta em uma recompensa financeira. Além disso, ele acumula pontuação para futuras promoções, pois os resultados alcançados por sua equipe também servem como avaliação de seu desempenho profissional ao longo da carreira, o que é muito importante. Por isso, eu sou muito grato à dedicação dos senhores e senhoras”, parabenizou o Governador Elmano de Freitas.

A premiação reforça a relevância da Pefoce na engrenagem da segurança pública do Ceará. A produção da prova técnico-científica, aliada à eficiência operacional e à inovação, contribui diretamente para o fortalecimento da Justiça e para respostas mais ágeis e qualificadas à sociedade.

Repórter Wilrismar Holanda

*Com informações da PEFOCE

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA